sexta-feira, 20/09/2024

Corpo de indígena é examinado pela PF em MS

O corpo do indígena Guarani Kaiowá Neri da Silva (23) foi necropsiado por peritos da Polícia Federal que viajaram de Brasília. Após a autópsia realizada no IML de Ponta Porã, o cadáver será transferido para Dourados, onde passará por um exame de raio-x antes de ser levado para a Terra Indígena Nhanderu Marangatu, em Antônio João.

Neri morreu na manhã de terça-feira (18) em um confronto com a tropa de choque da MPMS. Segundo relatos, o conflito ocorreu durante uma operação policial em cumprimento de uma decisão judicial. A polícia alegou que os indígenas estavam armados com estilingues, flechas e armas de fogo.

O incidente começou por volta das 5h30, quando as equipes policiais notaram a movimentação dos indígenas. Após tentativas de contato, os policiais teriam sido surpreendidos e iniciaram um confronto. A polícia afirma que Neri foi visto disparando contra os agentes.

Durante a busca no local do confronto, foram encontradas armas de fogo e outros objetos que indicavam resistência por parte dos indígenas. As autoridades estão sendo chamadas a apresentar relatórios sobre a situação e as medidas tomadas em um prazo de cinco dias.

A FUNAI lamentou a morte de Neri, classificando-o como “brutalmente assassinado” e anunciou a abertura de uma investigação. A fundação reiterou seu compromisso em garantir que a violência contra as comunidades indígenas cesse e que os responsáveis sejam punidos.

Esse episódio reflete uma crescente tensão entre comunidades indígenas e as autoridades no Brasil, levantando questões sobre direitos humanos e a proteção dos povos indígenas em meio a conflitos territoriais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

“Enquanto eles atacam, eu trabalho”: Vanda faz discurso emocionante para quase 700 pessoas no Cascatinha em Sidrolândia

Na quarta-feira (18), Sidrolândia foi palco de uma noite festiva e animada, onde cerca de 700 pessoas se reuniram no bairro Cascatinha para ouvir...

Zeca cobra informações sobre pavimentação de estradas importantes para a Agricultura Familiar de MS

O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimentos ao Governo do Estado solicitando informações a respeito de três pedidos de sua autoria para pavimentação...

Brasileiro é preso no Paraguai com maconha do tipo “Harry Potter”

Brasileiro de 44 anos é preso com plantações de maconha. A SENAD desmantelou uma organização criminosa especializada na produção de maconha de alta qualidade....

Previsão do tempo em MS aponta para dia predominantemente de sol hoje (19)

Mato Grosso do Sul terá um dia de sol predominante nesta quinta-feira (19), com variação de nuvens, conforme a previsão do Cemtec (Centro de...