quarta-feira, 15/01/2025

AGEMS e ANTT realizam megaoperação contra o transporte clandestino em Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uniram forças para realizar uma grande operação de combate ao transporte clandestino em Mato Grosso do Sul. A ação conjunta, está sendo realizada em pontos e horários estratégicos e tem como objetivo reforçar a segurança e garantir a qualidade dos serviços de transporte terrestre oferecidos à população.

Fiscais da AGEMS e Assessoria Militar

Desde o estabelecimento inédito do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em março deste ano, as duas instituições vêm intensificando esforços no combate ao transporte irregular.

O transporte clandestino representa um risco significativo para a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado. Sem regulamentação e fiscalização adequada, veículos clandestinos não seguem padrões mínimos de manutenção, nem garantem os direitos dos passageiros, como seguros e atendimento de emergência. Além disso, essa prática prejudica o transporte regular, que segue normas rigorosas para operar com segurança e eficiência.

União de esforços

Verificação do transporte regular.

Em mais uma etapa da parceria, fiscais da ANTT visitaram a sede da Agência Reguladora de Mato Grosso do Sul para conhecer de perto as atividades de fiscalização desenvolvidas no Estado. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho da Assessoria Militar, a primeira a ser constituída em uma agência reguladora no Brasil, e foram apresentados a projetos de destaque dentro da diretoria de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos.

“A união de esforços entre a AGEMS e a Agência Nacional de Transporte é fundamental para garantirmos um transporte seguro e de qualidade. O transporte clandestino é uma ameaça à integridade dos passageiros e ao sistema de transporte regular, por isso, precisamos agir com firmeza para combater essa prática”, afirmou o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Coordenadora de gestão dos escritórios de fiscalização da ANTT Sabrina Gonçalves e Chefe de Escritório Regional da ANTT Caroline Bellucio

Coordenadora de gestão dos escritórios de fiscalização da ANTT Sabrina Gonçalves e Chefe de Escritório Regional da ANTT Caroline Bellucio

Chefe de Escritório Regional da ANTT e responsável pela fiscalização, Caroline Bellucio, destacou a parceria positiva entre as duas agências e a fiscalização consolidada em Mato Grosso do Sul.

“Nosso foco aqui é o combate ao transporte clandestino, principalmente nessa rota aqui de São Paulo-Corumbá, é também intensificar a presença da fiscalização da ANTT aqui no estado do Mato Grosso do Sul e também a integração com a AGEMS para fortalecer as duas fiscalizações, interestadual e intermunicipal. Estamos bem felizes com a parceria com a agência sul-mato-grossense, eles têm muito a acrescentar, assim nós, esperamos contribuir bastante no trabalho deles aqui na região do Mato Grosso do Sul”, afirma Bellucio.

No último mês, fiscais da AGEMS atuaram em conjunto com a ANTT e outras agências para coibir o transporte ilegal de passageiros no entorno do Distrito Federal, em uma operação que envolveu cerca de 20 agentes no primeiro dia, incluindo fiscais da ANTT, do Detran/DF e profissionais da Agência de Mato Grosso do Sul.

A parceria entre as agências é um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a segurança e a qualidade do transporte, promovendo uma mudança significativa na regulação e fiscalização do setor.

Operação que fortalece a segurança

Em Mato Grosso do Sul, a operação vai reforçar o combate ao transporte clandestino, trabalho que vem sendo executado com bastante empenho pelos fiscais da AGEMS. Por segurança e sigilo para o sucesso da operação, as cidades, locais e horários de barreiras não serão divulgados.

Caroline Tomanquevez, diretora de Transportes da AGEMS, destacou o trabalho incansável da equipe de fiscalização. “Os nossos fiscais têm realizado um trabalho exemplar na fiscalização do transporte terrestre, sempre com o objetivo de proteger o cidadão e garantir que os serviços prestados sejam seguros e eficientes. Operações como essa são essenciais para assegurar que o transporte público siga dentro da legalidade e com a qualidade que a população merece.”

A importância de ações como essa não se limita apenas a Mato Grosso do Sul, mas também é um exemplo para todo o país, reforçando a necessidade de uma fiscalização contínua e eficiente para combater práticas ilegais no transporte.

Denuncie o transporte clandestino

Denunciar o transporte clandestino é fundamental para proteger a integridade do sistema de transporte, garantindo que apenas serviços licenciados e fiscalizados ofereçam suporte seguro e de qualidade.

A chefe de fiscalização do transporte de passageiros da AGEMS, Aline Melo, explica como é fácil denunciar esse transporte ilegal.

Chefe de fiscalização do transporte de passageiros da AGEMS, Aline Melo.

“Denuncie o transporte clandestino entrando em contato com a nossa ouvidoria da agência, pelo número 0800-600-0506 ou pelo WhatsApp (67)3025-9505. Se você viu ou recebeu uma propaganda de carona em grupos de WhatsApp, no Facebook, ou soube de alguém que está realizando transporte clandestino, faça a denúncia. Ao denunciar, você estará ajudando a preservar vidas”, finaliza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Haitiano foi morto com golpes de barra de ferro e a pauladas na Mata do Jacinto

Foi identificado como Mardoche Borgelin, de 35, o homem que foi espancado até a morte, após se envolver em uma briga, em frente a...

Cobrança da taxa de lixo em Itaquiraí vira alvo de inquérito por possíveis irregularidades

A Prefeitura de Itaquiraí, município distante 405 quilômetros de Campo Grande, tem até 10 dias úteis para apresentar ao MPMS (Ministério Público de Mato...

Prefeitura de Campo Grande abre nesta quarta-feira matrículas para alunos novos da Reme

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu nesta quarta-feira (8), as matrículas para alunos novos da Reme...

Gerson aposta no diálogo para aprovação de projetos polêmicos na volta do recesso

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, acredita na continuidade e preservação da estabilidade institucional entre os poderes, embora se avizinhe a votação...