domingo, 6/07/2025

Campo Grande assina declaração das cidades e reafirma compromisso com um futuro mais sustentável

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), participa nesta semana do Congresso Mundial do ICLEI 2024 em São Paulo-SP. Com o tema “Transformando Compromissos em Ação”, o evento tem como foco o avanço do desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação equitativa aos desafios locais e regionais.

O Congresso Mundial do ICLEI ocorre a cada três anos e reúne representantes de cidades, municípios e regiões associadas, outros governos locais e regionais, agências internacionais, governos nacionais, setor privado e demais parceiros institucionais. Mais de 135 prefeitos e prefeitas de todo o mundo estiveram na cerimônia de abertura. A expectativa é que durante o evento participem mais de 1.200 participantes de 85 países.

Durante a cerimônia de abertura, ocorrida na noite de terça-feira (18), no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, a secretária de Relações Institucionais de Buenos Aires – Argentina, Ana Ciuti, apresentou a “Declaração das Cidades – Compromisso Regional em Ação”, um documento que representa o compromisso conjunto de cidades sul-americanas em direção a um futuro mais sustentável e reconhece a necessidade iminente de agir com urgência e determinação diante da atual ameaça representada pela emergência climática em nossa região.

Campo Grande foi uma das nove cidades brasileiras signatárias da declaração, sendo a única do Centro-Oeste brasileiro, que contou ainda com municípios da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

“Campo Grande se une a outros municípios sul-americanos em prol do esforço coletivo para garantir um mundo mais seguro e mais justo para as próximas gerações. A Capital avança em um caminho de resiliência e sustentabilidade, reafirmando o compromisso com o meio ambiente”, destaca a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

Em novembro de 2023, o Município de Campo Grande se filiou ao ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives), uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influenciam as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

A rede conta com especialistas que trabalham juntos com os governos, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Conheça a declaração na íntegra: https://americadosul.iclei.org/wp-content/uploads/sites/78/2024/06/declaracao-de-cidades-pt.pdf .

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Tráfico usa Campo Grande como rota de drogas

Campo Grande se tornou ponto estratégico do tráfico de drogas no Brasil, segundo investigações da DENAR. Quadrilhas de diferentes estados se consorciaram para usar...

Plano Safra 2025/2026 destina R$ 516,2 bi à agricultura empresarial

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (30) o Plano Safra 2025/2026, com R$ 516,2 bilhões destinados ao financiamento de médios e grandes produtores rurais....

Com lei sancionada, Mara Caseiro fortalece proteção das mulheres em bares e festas

Foi sancionada nesta quarta-feira (3) a Lei nº 6.445/2025, de autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que estabelece a obrigatoriedade da divulgação do...

Papy recebe Associação Pantanal dos Surdos de MS

Em agenda voltada à inclusão, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Papy, recebeu nesta terça-feira (1º) representantes da Associação Pantanal dos...