quinta-feira, 17/07/2025

Fertilizantes irregulares são apreendidos pelo Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) fiscalizou diversas empresas paulistas que foram denunciadas pela plataforma Fala BR, do Governo Federal. Elas produziam e/ou vendiam fertilizantes em desacordo com a legislação. Ações ocorreram em Campinas, Mauá, Cotia e Suzano; fábrica clandestina, rotulagem inadequada e endereço falso foram alguns dos problemas encontrados.

Segundo os auditores e técnicos fiscais que participaram da ação, fertilizantes produzidos sem registro no Mapa infringirem a legislação e não possuem confiabilidade, podendo causar prejuízos aos agricultores por possuírem formulações desequilibradas e, consequentemente, provocar desequilíbrio fisiológico nas plantas.

Em Mauá, foram apreendidos em uma loja 97 sacos de 25 Kg de substratos e condicionadores de solo produzidos por empresa cujos rótulos não estavam de acordo com a legislação vigente. A comerciante foi autuada por não possuir registro de estabelecimento e a produtora por comercializar produtos com rótulos em desacordo com a legislação.

Em Cotia, o Mapa foi informado de que havia uma empresa comercializando fertilizantes sem registro através da internet. No local foi encontrado apenas um terreno baldio. Deixando a fiscalização prejudicada até que o verdadeiro endereço seja localizado. A empresa possui CNPJ ativo na Receita Federal do Brasil no endereço fictício.

Em Suzano, a denúncia era de que uma empresa estaria comercializando através de seu site fertilizantes com características não nutricionais, que induziam a características de agrotóxicos, mas não foram encontrados os produtos. A empresa foi autuada por falsa propaganda.

Todo o trabalho foi realizado com base na Lei 14.515/23, conhecida como lei do autocontrole, no Decreto Federal 4.954/2004, alterado pelo DF 8.384/2014, que regulamenta a Lei 6.894/1980 e legislação complementar.

Plataforma do Fala BR
A plataforma do Fala BR, encontrada no site do Ministério da Agricultura, é um instrumento criado pela Controladoria Geral da União que serve para os clientes do Mapa fazerem denúncias, elogios, solicitações ou enviar sugestões de forma anônima ou não. Segundo os fiscais, essas denúncias auxiliam muito na programação das fiscalizações.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

GCM prende homem armado no Centro da Capital

Câmeras de monitoramento da GCM identificaram na manhã desta quarta-feira (16) um homem armado circulando pelo Bairro Amambaí, em Campo Grande. A prisão ocorreu...

Vereador Professor Riverton se posiciona contra aumento de impostos na construção civil e defende categoria

O vereador Professor Riverton utilizou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira (10.07) para se manifestar de forma veemente contra o Projeto de Lei...

VÍDEO: Jiboia surpreende moradores ao atravessar rua no Zé Pereira

Na manhã desta quinta-feira (17), uma jiboia foi flagrada cruzando calmamente a Rua Sagarana, no bairro Zé Pereira, em Campo Grande (MS). O animal,...

Funsat oferece 1.965 vagas nesta terça-feira

A Agência de Empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho) divulga, nesta terça-feira (15), oportunidades de emprego em 193 empresas de Campo Grande. Os...