terça-feira, 22/04/2025

Frigorífico de MS é um escolhidos para exportar carne de frango halal à Malásia

Novas habilitações de frigoríficos brasileiros para exportação de carne de frango halal à Malásia. Anúncio reflete o reconhecimento e a confiança na qualidade da carne de frango hallal produzida no Brasil.

O Governo Brasileiro recebeu com satisfação a confirmação, pelo Departamento de Serviços Veterinários (DVS) e pelo Departamento de Desenvolvimento Islâmico (JAKIM) da Malásia, da habilitação de mais quatro frigoríficos para a exportação de carne de frango halal. Anúncio foi feito após missão e auditoria realizadas por funcionários daquele país ao Brasil, em outubro e novembro do ano passado.

As novas habilitações estão localizadas no Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, ampliando o alcance das exportações do agronegócio brasileiro nesse segmento.

Com a expansão, o número de plantas frigoríficas do Brasil autorizadas a exportar para o mercado malaio passa de três para sete. O crescimento reflete o reconhecimento e a confiança na qualidade da carne de frango halal produzida no Brasil.

A Malásia é conhecida por suas rigorosas normas de qualidade e segurança alimentar, especialmente para produtos halal, que devem atender a criteriosas práticas de preparação, conforme a lei islâmica.

EXPORTAÇÃO

O Brasil exportou no último ano para a Malásia mais de 13,6 mil toneladas de carne de frango hallal, somando cerca de US$ 20 milhões. Com as novas plantas habilitadas, espera-se que esse volume possa dobrar, fortalecendo a posição do Brasil como um dos principais fornecedores de carne hallal no mercado internacional.

“Esse avanço é estratégico para o setor agropecuário brasileiro e demonstra a capacidade do país de atender a mercados altamente exigentes, mantendo-se fiel aos padrões internacionais de qualidade e segurança alimentar. A expansão das exportações para a Malásia também deve impulsionar a economia local, gerando mais empregos e oportunidades no setor”, ressaltou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

As novas habilitações são resultado do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Destaque nacional, HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente na UTI em MS

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foi destaque nacional na avaliação das práticas de segurança do paciente realizada pela Anvisa (Agência...

Alta na arroba do boi anima, mas custos altos exigem cautela em MS

Apesar da valorização expressiva da arroba do boi gordo e do bezerro em Mato Grosso do Sul, especialistas alertam que o momento exige prudência....

Deputado questiona repasses da mineração em Corumbá e Ladário

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) solicitou, nesta quarta-feira (16), informações à Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre a exportação de minérios e os...

Chega ao fim o afastamento de desembargadores no MS

O período de afastamento dos desembargadores e de um conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul chegou ao fim, mas o...