domingo, 11/01/2026

Zeca pede investigação urgente contra despejo de resíduos da Usina Raízen em Rio Brilhante

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação solicitando investigações urgentes contra a Usina Raízen, localizada na Fazenda Passatempo em Rio Brilhante-MS.

Segundo depoimentos de agricultores familiares e moradores próximos à Fazenda Passatempo, a Usina Raízen está despejando indiscriminadamente um resíduo líquido sem tratamento e de mau cheiro conhecido como vinhaça, às margens da rodovia MS-455, também chamada de “Estrada da Gameleira”.

A ação ilegal está provocando grande transtorno aos moradores e agredindo o meio ambiente local, configurando-se como uma grave violação ambiental e de saúde pública.

“Conforme as imagens gravadas em denúncia dos agricultores familiares da região, a usina vem realizando o despejo indiscriminado de vinhaça, líquido obtido a partir do processamento da cana-de-açúcar. A prática vem causando sérios transtornos às famílias que residem nos assentamentos próximos à usina, em razão do forte odor proveniente do resíduo, prejudicando a qualidade de vida da população local e levando sérios riscos à saúde e ao meio ambiente da região”, justificou o parlamentar.

A indicação de Zeca tem base em ofício enviado pela vereadora do Município de Sidrolândia, Edilaine Tavares (PT), que externa o descontentamento dos agricultores familiares moradores de assentamentos próximos à Usina Raízen em Rio Brilhante.

“Mais uma denúncia, mais uma vergonha, mais um exagero da fazendeirada que não se compadece com a saúde do povo e quer lucrar a qualquer custo. Fazendeirada terrível e conservadora que esse estado tem. Precisamos de investigações urgentes por parte dos órgãos competentes, com as devidas medidas para punição aos responsáveis por este crime ambiental”, complementou o deputado e ex-governador Zeca do PT.

Para tanto, Zeca encaminhou a solicitação ao Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Ávila Milhan Junior, ao Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges Barros de Araújo, bem como, ao Comandante da Polícia Militar Ambiental de MS, Coronel José Carlos Rodrigues.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Abertura de 13,1 mil empresas em 2025 consolida ambiente de negócios ágil e competitivo em MS

Mato Grosso do Sul encerrou 2025 com a abertura de 13.143 novas empresas, segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems)....

ARTIGO – Veto de Lula preserva excessos e expõe risco ao Estado de Direito

Quando o Congresso Nacional tenta corrigir excessos, o presidente da República opta pelo veto. O Projeto de Lei da dosimetria não criava impunidade nem...

Vereadores cobram retorno do desconto de 20% no IPTU

Os vereadores de Campo Grande se reuniram nesta terça-feira (6) com a Sefaz e a Procuradoria Geral do Município para discutir o aumento do...

E o Morenão? Retorno às partidas pode ocorrer em maio

O Estádio Morenão, em Campo Grande, pode voltar a receber jogos oficiais em maio de 2026, segundo projeção do presidente da FFMS, Estevão Petrallás....