quarta-feira, 31/12/2025

Vereador Zé da Farmácia cobra mais responsabilidade e consciência no descarte irregular de lixos na capital

O descarte irregular de lixos é um problema sério que afeta o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades. Quando o lixo não é descartado de maneira adequada, seja jogado em locais impróprios como terrenos baldios, rios, ou mesmo em vias públicas, ele pode causar uma série de impactos negativos.

“Os moradores de regiões periféricas, sofrem diariamente com o descarte irregular dos residuos proximos as suas residencias. Esse é um problema em que a responsabilidade tem que ser dividida entre a população que tem esse cultura errada e o poder público que tem o compromisso de manter limpa a cidade “ questiona o parlamentar.

Além dos danos ambientais, o descarte irregular de lixo também afeta a saúde pública, uma vez que pode atrair pragas e vetores de doenças, além de representar riscos para a segurança das pessoas, como incêndios e acidentes.

“Estamos em um período de chuvas em Campo Grande, além disso, em uma onde de proliferação de dengue, onde a situação dos lixões serve de abrigo para o aumento desse problema” – cita o vereador Zé da Farmácia.

Para combater esse problema, é essencial promover a conscientização da população sobre a importância do descarte correto de resíduos, investir em infraestrutura para coleta seletiva e destinação adequada do lixo, além de aplicar medidas punitivas para quem pratica o descarte irregular. A educação ambiental e o engajamento comunitário também desempenham um papel fundamental na prevenção do descarte irregular de lixo.

Portanto, garantir uma iluminação adequada em praças públicas é essencial para promover a segurança, o uso ativo do espaço público e o bem-estar da comunidade como um todo.

“É uma questão que se estende para toda a cidade, onde vamos encontramos pontos de descarte, focos de doenças e falta de responsabilidade com os vizinhos e o patrimônio público. Como vereador, o que posso fazer é continuar fiscalizando, conscientizando e tentando promover a união do poder público para com a sociedade e esperar que esse problema se resolva em toda a capital.” Finaliza o vereador.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Retrospectiva: Campanhas unem milhares em defesa de um trânsito mais humanizado

Em 2025, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) elevou o trabalho preventivo, consolidando a educação para o trânsito como...

Polônia reforça vigilância após intercepção de avião russo no Bá

Caças da Força Aérea da Polônia interceptaram um avião de reconhecimento russo que sobrevoava o Mar Báltico próximo ao espaço aéreo nacional, em mais...

SAD destaca inovação e eficiência administrativa no balanço da gestão estadual de 2025

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) apresentou o balanço das principais entregas realizadas ao longo de 2025, destacando avanços na modernização da gestão...

Idoso é flagrado deitado no chão gelado da UPA Universitário

Um idoso foi visto deitado diretamente no chão gelado da UPA do bairro Universitário, em Campo Grande, causando comoção entre os pacientes que aguardavam...