sábado, 22/11/2025

Vereador Zé da Farmácia cobra mais responsabilidade e consciência no descarte irregular de lixos na capital

O descarte irregular de lixos é um problema sério que afeta o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades. Quando o lixo não é descartado de maneira adequada, seja jogado em locais impróprios como terrenos baldios, rios, ou mesmo em vias públicas, ele pode causar uma série de impactos negativos.

“Os moradores de regiões periféricas, sofrem diariamente com o descarte irregular dos residuos proximos as suas residencias. Esse é um problema em que a responsabilidade tem que ser dividida entre a população que tem esse cultura errada e o poder público que tem o compromisso de manter limpa a cidade “ questiona o parlamentar.

Além dos danos ambientais, o descarte irregular de lixo também afeta a saúde pública, uma vez que pode atrair pragas e vetores de doenças, além de representar riscos para a segurança das pessoas, como incêndios e acidentes.

“Estamos em um período de chuvas em Campo Grande, além disso, em uma onde de proliferação de dengue, onde a situação dos lixões serve de abrigo para o aumento desse problema” – cita o vereador Zé da Farmácia.

Para combater esse problema, é essencial promover a conscientização da população sobre a importância do descarte correto de resíduos, investir em infraestrutura para coleta seletiva e destinação adequada do lixo, além de aplicar medidas punitivas para quem pratica o descarte irregular. A educação ambiental e o engajamento comunitário também desempenham um papel fundamental na prevenção do descarte irregular de lixo.

Portanto, garantir uma iluminação adequada em praças públicas é essencial para promover a segurança, o uso ativo do espaço público e o bem-estar da comunidade como um todo.

“É uma questão que se estende para toda a cidade, onde vamos encontramos pontos de descarte, focos de doenças e falta de responsabilidade com os vizinhos e o patrimônio público. Como vereador, o que posso fazer é continuar fiscalizando, conscientizando e tentando promover a união do poder público para com a sociedade e esperar que esse problema se resolva em toda a capital.” Finaliza o vereador.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Sistema famasul lança podcast especial sobre o pantanal

O Sistema Famasul lançou uma série especial do podcast Campo em Prosa dedicada ao Pantanal, destacando as histórias e tradições do bioma. No episódio...

MS finaliza preparo para iniciar vacinação contra bronquiolite em gestante

Mato Grosso do Sul concluiu a organização de toda a rede de saúde para iniciar a vacinação contra a bronquiolite em gestantes a partir...

Lei que reconhece casa de ensaio como patrimônio cultural é aprovada e segue para sanção

De autoria do deputado Renato Câmara, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (terça, 18/11), o projeto que reconhece a Casa de Ensaio como Patrimônio...

Após início das multas em Campo Grande, serão instalados mais 79 radares em 2026

Um dia após entrar em vigor a nova fase de fiscalização eletrônica em Campo Grande, com 93 radares instalados até o fim de novembro,...