quinta-feira, 1/01/2026

Vereador Ronilço Guerreiro critica veto do executivo as emendas sociais: “Inadmissível”

Durante a sessão da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) utilizou o tempo destinado ao líder do partido para expressar sua indignação com o veto integral do Executivo Municipal ao Projeto de Lei nº 11.736/2025. A proposta regulamentava a destinação de R$ 8,7 milhões do Fundo de Investimentos Sociais (FIS) para entidades que atuam nas áreas da assistência social e da saúde.

Segundo a justificativa apresentada pela prefeitura, a decisão pelo veto foi embasada em parecer da Secretaria Municipal da Fazenda, que apontou riscos orçamentários e a falta de repasses estaduais desde 2024.

Para Ronilço, a explicação é inaceitável. “É inadmissível essa decisão da prefeitura de vetar as emendas. Afinal, estamos falando ainda do que deveria ter sido pago no ano passado. Não pagaram. Esse veto é pra dizer que não vão pagar, e ainda tem as emendas deste ano que foram encaminhadas em março”, criticou o parlamentar.

O vereador destacou ainda que o papel do Legislativo é justamente representar os anseios da população e cobrar do Executivo ações concretas que melhorem a vida do cidadão. Ele reforçou a importância das emendas impositivas e do Fundo Social para as organizações não governamentais, ressaltando que muitas dessas entidades realizam trabalhos que o poder público não alcança.

“Essas instituições fazem um trabalho fantástico para a população, e não é possível perder um recurso tão importante por uma decisão absurda e sem justificativa. Colocaram a culpa no repasse do Governo do Estado, então vamos ouvir também o governo. Mas o que não pode é prejudicar a população”, pontuou.

Com a chegada do veto à Câmara Municipal, os vereadores já se articulam para derrubá-lo. Muitos, inclusive, já declararam voto favorável à derrubada. “Precisamos assegurar a destinação dos recursos para as entidades sociais que dependem desse suporte para continuar atendendo a população de Campo Grande”, concluiu Ronilço Guerreiro.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Idoso é flagrado deitado no chão gelado da UPA Universitário

Um idoso foi visto deitado diretamente no chão gelado da UPA do bairro Universitário, em Campo Grande, causando comoção entre os pacientes que aguardavam...

Senadora Tereza Cristina defende investigação sobre ministro do STF e Banco Master

A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), declarou apoio à criação de uma CPI no Senado que investigue possíveis vínculos entre...

Desemprego no Brasil atinge menor taxa histórica

O Brasil registrou uma taxa de desemprego de 5,2% no trimestre encerrado em novembro, retomando o menor nível da série histórica segundo o IBGE....

Agro de MS avança com articulação, sanidade e políticas públicas

O ano de 2025 foi marcado por avanços estruturantes no agronegócio de Mato Grosso do Sul, com forte atuação da Famasul na defesa sanitária,...