sábado, 6/12/2025

TJMS inaugura novas salas de conciliação

Ano passado, Judiciário julgou 522 mil processos e ultrapassou a meta proposta pelo CNJ.

PRECISAMOS DE MAIS CONCILIAÇÃO E DE MENOS LITÍGIOS, DIZ PRESIDENTE DO TJMS

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Sérgio Martins, aproveitou a inauguração de duas salas do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) no prédio da Defensoria Pública, em Campo Grande, para defender a necessidade de mais decisões judiciais por conciliação do que por litígio.

Ano passado, informou, o Judiciário de Mato Grosso do Sul conclui mais de 522 mil processos em primeira e segunda instâncias, desempenho que superou a meta do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). “Mas eu gostaria que esses números fossem menores e que houvesse mais acordos e soluções de conflitos por conciliações entre as partes, o que eu chamo de justiça de união”.

Hoje existem dez salas do Cejucs no Estado e o presidente do TJMS já anunciou mais uma para Paranaíba, “podendo abrir outras se houver necessidade”, afirmou.

As novas salas inauguradas estão localizadas no Cejusc/Defensoria Pública – Unidade Belmar Fidalgo, localizado na Rua Arthur Jorge n. 779, 5º andar – centro. Nesta unidade do Cejusc, outras duas salas já prestam atendimento gratuito à população via parceria com o Tribunal.    

JUSTIÇA MAIS PRÓXIMA

Além dos investimentos em solução de conflitos pela via da conciliação nos Cejucs, o Judiciário de Mato Grosso do Sul presta serviços nessa mesma direção através dos atendimentos feitos pela Justiça Itinerante e pela Carreta da Justiça.  

Iniciativas como o programa Lar Legal MS atendem um problema crônico em todo Estado: a regularização da posse dos imóveis que traz segurança jurídica e dignidade às pessoas, evitando que demandas sobre a posse venham bater na porta dos juizados e Tribunal.

522 MIL PROCESSOS

Os números de 2023 indicam que o Poder Judiciário julgou mais de 522 mil processos, sendo 423.922 processos julgados pelos juízes no 1º Grau, divididos entre a Justiça Comum (283.387) e os Juizados Especiais 140.535.

Na segunda instância foram concluídos 98.336 processos, dos quais 81.870 decididas por colegiado. Por conta desse desempenho o TJMS alcançou 102,92% da Meta 01 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com um desempenho acima do esperado.

“Estamos no caminho certo mas podemos avançar mais em decisões compartilhadas pelas partes e diminuir o litígio”, concluiu o presidente, desembargador Sérgio Martins.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Governo de MS amplia orientações e apoio às mulheres vítimas de violência

Para padronizar o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar em Mato Grosso do Sul, pelos servidores da Polícia Civil, o Governo do...

Prefeitura divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026

A Prefeitura de Campo Grande publicou, nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial do Município, o Decreto n. 16.469, de 4 de dezembro de 2025,...

Adega Número Um vira palco de festa e gravação audiovisual do projeto “Dose de Pancada”, de Rômulo Júnior

Campo Grande se prepara para um grande momento cultural e musical: no próximo 14 de dezembro, a Adega Número Um abre suas portas para...

Aprovado projeto do deputado Pedrossian Neto que reconhece a associação dos pescadores de Porto Murtinho como Utilidade Pública Estadual

O projeto de lei do deputado estadual Pedrossian Neto, que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Pescadores Z6 de Porto Murtinho, foi...