domingo, 30/11/2025

TJMS inaugura novas salas de conciliação

Ano passado, Judiciário julgou 522 mil processos e ultrapassou a meta proposta pelo CNJ.

PRECISAMOS DE MAIS CONCILIAÇÃO E DE MENOS LITÍGIOS, DIZ PRESIDENTE DO TJMS

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Sérgio Martins, aproveitou a inauguração de duas salas do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) no prédio da Defensoria Pública, em Campo Grande, para defender a necessidade de mais decisões judiciais por conciliação do que por litígio.

Ano passado, informou, o Judiciário de Mato Grosso do Sul conclui mais de 522 mil processos em primeira e segunda instâncias, desempenho que superou a meta do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). “Mas eu gostaria que esses números fossem menores e que houvesse mais acordos e soluções de conflitos por conciliações entre as partes, o que eu chamo de justiça de união”.

Hoje existem dez salas do Cejucs no Estado e o presidente do TJMS já anunciou mais uma para Paranaíba, “podendo abrir outras se houver necessidade”, afirmou.

As novas salas inauguradas estão localizadas no Cejusc/Defensoria Pública – Unidade Belmar Fidalgo, localizado na Rua Arthur Jorge n. 779, 5º andar – centro. Nesta unidade do Cejusc, outras duas salas já prestam atendimento gratuito à população via parceria com o Tribunal.    

JUSTIÇA MAIS PRÓXIMA

Além dos investimentos em solução de conflitos pela via da conciliação nos Cejucs, o Judiciário de Mato Grosso do Sul presta serviços nessa mesma direção através dos atendimentos feitos pela Justiça Itinerante e pela Carreta da Justiça.  

Iniciativas como o programa Lar Legal MS atendem um problema crônico em todo Estado: a regularização da posse dos imóveis que traz segurança jurídica e dignidade às pessoas, evitando que demandas sobre a posse venham bater na porta dos juizados e Tribunal.

522 MIL PROCESSOS

Os números de 2023 indicam que o Poder Judiciário julgou mais de 522 mil processos, sendo 423.922 processos julgados pelos juízes no 1º Grau, divididos entre a Justiça Comum (283.387) e os Juizados Especiais 140.535.

Na segunda instância foram concluídos 98.336 processos, dos quais 81.870 decididas por colegiado. Por conta desse desempenho o TJMS alcançou 102,92% da Meta 01 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com um desempenho acima do esperado.

“Estamos no caminho certo mas podemos avançar mais em decisões compartilhadas pelas partes e diminuir o litígio”, concluiu o presidente, desembargador Sérgio Martins.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Atlético Novos Estados mira semifinal da Terrão: “É o nosso objetivo”

O Atlético Novos Estados entra em campo neste sábado (29), às 15h, no Campo Cidade Morena, buscando uma vaga inédita na semifinal da Liga...

Do combate aos incêndios até o apoio à comunidade, bases avançadas dos Bombeiros fazem a diferença no meio do Pantanal

Implementadas como estratégia de resposta rápida aos incêndios florestais no Pantanal, as bases avançadas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vêm...

Mara Caseiro trabalha pela drenagem e asfalto de bairro em Naviraí

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou, nesta quarta-feira (26), uma indicação ao governador Eduardo Riedel solicitando a execução do projeto de drenagem e...

Cerejas chilenas contaminadas são destruídas pelo Vigiagro

A presença de um ácaro quarentenário altamente destrutivo em uma carga de cerejas vindas do Chile acendeu um sinal de alerta na vigilância agropecuária...