sábado, 20/12/2025

TCE-MS vai orientar municípios de todo o País sobre orçamento público educacional

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul recebeu convite do Ministério da Educação, por meio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Fundação Maria Cecília Vidigal-FMCSV, para orientar um curso virtual sobre as fontes de recursos destinados à Educação Infantil.

O convite foi feito em uma reunião on-line entre o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, a integrante do Comitê de Trabalho do TCE, Sandra Rose Rodrigues e as representantes do Cenpec, Érica Catalani e Maria Paula Zurawski.

O projeto, desenvolvido pelo Cenpec para o Ministério da Educação, com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, tem como objetivo a produção de um curso para dirigentes de redes municipais de educação em atenção à implementação das Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (creches e pré-escolas).

Neste projeto, o TCE-MS vai participar como consultor e elaborador do material para orientar dirigentes municipais quanto ao conhecimento de recursos, elaboração e execução de orçamento público educacional. A meta é capacitar estes dirigentes municipais para, entre outras coisas, localizar, interpretar e utilizar dados sobre a educação infantil.

O curso “Percurso Formativo para a melhoria da qualidade e equidade da Educação Infantil” terá 8 módulos, com destaque para os referentes aos recursos destinados à educação infantil, planejado para o desenvolvimento de diagnóstico situacional, análise e identificação dos problemas, condições orçamentárias existentes e o financiamento da educação infantil.

O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, que vai participar do projeto, ressalta a importância do convite. “Esse convite vem coroar todo o trabalho que nós estamos desenvolvendo aqui no Tribunal já há três anos, quando se trata de garantia dos direitos da criança. Não só os integrantes do Comitê, mas de todo o Tribunal de Conta do Estado de Mato Grosso do Sul, servidores, conselheiros, auditores têm que se sentir orgulhosos em relação ao resultado que nós estamos colhendo. E quando nos foi proposto essa colaboração, de pronto nós aceitamos, porque não deixa de ser um desafio para nós, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade para a gente ajudar aqueles que precisam dessas orientações”.

A capacitação será disponibilizada aos gestores públicos pelo MEC no formato EAD.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Marido ameaça matar esposa e bebê com espingarda em MS

Um grave caso de violência doméstica na madrugada desta sexta-feira (19) mobilizou a Polícia Militar em Dourados. Uma jovem de 21 anos relatou ter...

Governo de MS encerra 2025 com mais de 16 mil animais castrados e avanços históricos na proteção da vida animal

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria...

VÍDEO: Casa é consumida pelo fogo no Jardim Centenário

Na noite de ontem (17), um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência na Rua Veleiros, no Jardim Centenário, em Campo Grande, deixando o...

Tráfico é alvo de operação da Polícia em São Gabriel do Oeste

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de São Gabriel do Oeste, realizou na quarta-feira (17) uma operação de combate ao tráfico de drogas...