À frente da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) desde 2023, Tiago Botelho tem conduzido uma gestão marcada pela democratização e interiorização do uso dos imóveis públicos por meio do Programa Imóvel da Gente, iniciativa do Governo Federal liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta sexta-feira (24/10), às 9h30, no Teatro Glauce Rocha da UFMS, em Campo Grande, aberto ao público, Tiago Botelho receberá as ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) para um grande ato público de entrega de R$ 100 milhões em imóveis da União. Os bens serão destinados a projetos de educação, reforma agrária, inclusão social, cultura, turismo, meio ambiente, reforma agrária e desenvolvimento regional em diversas cidades do Mato Grosso do Sul.
A presença conjunta das duas ministras de Estado reforça a força institucional e política do ato, que simboliza o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento regional equilibrado e a valorização do interior do país.
“Essas entregas demonstram o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento equilibrado do Brasil. O interior do Mato Grosso do Sul está sendo valorizado como nunca, com investimentos que geram oportunidades e fortalecem as políticas públicas nas cidades menores”, afirmou Tiago Botelho, superintendente da SPU no estado.
“Como filho do interior, tenho um compromisso profundo com a valorização das cidades sul-mato-grossenses. A democratização dos imóveis da União é um instrumento para fazer justiça territorial e garantir que o desenvolvimento chegue a todos”, completou Botelho.
As ações integram o Programa Imóvel da Gente, que transforma imóveis públicos ociosos em equipamentos que fortalecem políticas públicas. Todos os imóveis que serão destinados foram deliberados democraticamente pelo Fórum Estadual de Democratização do Imóvel, instância composta por representantes do governo, universidades, movimentos sociais e órgãos públicos, garantindo transparência e participação social em cada decisão.
Entre as 20 entregas, destaca-se a cessão de uma área ao INCRA, que será utilizada para assentamento e reforma agrária na região do Cone-Sul do estado, fortalecendo a política de acesso à terra e de desenvolvimento rural sustentável. Também estão previstas a cessão de áreas para escolas indígenas em Japorã, investimentos em infraestrutura para a UFMS e o IFMS, e destinações voltadas a projetos sociais, creches, escolas e equipamentos públicos em diversos municípios.
Juntas, as doações e cessões somam R$ 100 milhões, configurando a maior entrega da história da SPU/MS em 170 anos de existência.
O evento contará com a presença do governador Eduardo Riedel, parlamentares, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil e dos movimentos sociais.