quinta-feira, 5/12/2024

SONORA: Escola Irma Araldi Kohl recebe prêmio de R$ 8 mil.

Localizada no Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo, a Escola Irma Araldi Kohl desempenha um papel crucial no aprimoramento educacional e sustentável da região. O assentamento é beneficiado por treinamentos e dias de campo proporcionados pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) por meio do seu projeto Rural Sustentável Cerrado.

Nesse contexto, destaca-se o Edital de Popularização do Projeto, no qual a escola se inscreveu e foi selecionada para participar.

Ao longo do desenvolvimento do Projeto, a escola enfrentou desafios significativos, desde a criação de uma sementeca até a implementação de uma Horta suspensa, um parque infantil construído com pneus, uma Composteira e uma Horta produtiva.

Destaca-se que as hortaliças cultivadas na escola foram utilizadas na merenda escolar das crianças, promovendo uma conexão direta entre a produção local e a alimentação saudável dos estudantes.

O Projeto exigiu o envolvimento ativo dos alunos, pais, comunidade em geral, e produtores rurais que gentilmente cederam suas chácaras para a realização dos dias de campo. A equipe pedagógica e administrativa da escola também desempenhou um papel fundamental no sucesso da iniciativa.

Ao final do processo, a escola obteve uma pontuação expressiva de 540 pontos, conquistando a classificação máxima, denominada “Super”. Essa conquista rendeu à escola um prêmio significativo de R$ 8 mil reais, destinado a investimentos futuros no projeto, bem como para aprimorar o ambiente e a estrutura da escola.

A premiação não apenas reconhece os esforços da escola, mas também ressalta a importância da colaboração entre diversos setores da comunidade para promover iniciativas sustentáveis e educacionais que beneficiam a todos.

Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Como aumentar a produtividade agrícola sem agredir o meio ambiente? Esse é um dos grandes desafios atualmente no mundo e o que move o Projeto Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil Fase II – Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado, ou apenas Projeto Rural Sustentável – Cerrado.

Com um arranjo institucional inovador, que envolve as instituições idealizadoras, beneficiários, executores e apoio científico, o projeto é resultado de parcerias. Tal arranjo mostra a importância do apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliado a uma assistência técnica efetiva a centenas de produtores e produtoras rurais e organizações locais, a fim de fortalecer a comercialização de suas produções agropecuárias.

O objetivo geral do projeto é mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado, promovendo a adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono. O projeto implementará atividades que melhorem o acesso dos(as) produtores(as) à assistência técnica, à capacitação e ao crédito, assim como ações para fortalecimento de organizações produtivas locais, a fim de fomentar a comercialização de sua produção agropecuária. Além disso, melhorará as capacidades dos(as) prestadores(as) de serviços de assistência técnica locais (instituições e profissionais individuais) para trabalhar com tecnologias de baixa emissão de carbono.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

As Dez Mais

Quinta, 05 de dezembro de 2024. Hoje é o Dia do Médico da Família. Faltam 20 dias para o Natal. Este programa será ouvido por quem sabe...

Remisolo: A inovação sustentável que revoluciona o agro

O setor agropecuário brasileiro, sempre em busca de inovações que aumentem a produtividade e melhorem a sustentabilidade, encontra no Remisolo Pó de Rocha uma...

Com cerca de 50 produtores, Agroecol terá feira agroecológica da agricultura familiar de MS

Nesta quinta (5) e sexta-feira (6),  a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, será palco da Feira Agroecológica da...

Idoso morre após ser atingido por tora durante conserto de cerca em Bataguassu

Um idoso de 67 anos, identificado como Nilton, morreu após ser atingido por uma tora de madeira na cabeça durante o conserto de uma...