A Prefeitura Municipal de Sidrolândia, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e de Finanças, em parceria com o Senac, segue fortalecendo as ações de qualificação profissional voltadas aos participantes do Programa Recomeçar.
Atualmente, o programa conta com 114 participantes, entre homens e mulheres, atuando em diversas frentes de trabalho no município. Além das atividades práticas, o grupo também participa de cursos de formação, com o objetivo de ampliar conhecimentos e preparar-se para novas oportunidades no mercado de trabalho.
Nesta semana, 15 integrantes do Programa Recomeçar participam do curso “Informática Windows e Office Fundamental”, promovido pelo Senac. A nova capacitação dá continuidade ao aprendizado iniciado no curso “Construindo Competências: Inserção no Mercado de Trabalho”, realizado recentemente. Uma iniciativa que incentiva o crescimento pessoal e profissional, fortalecendo as oportunidades de reinserção no mercado de trabalho local.
“O Recomeçar representa esperança e recomeço para muitas famílias. A gestão municipal tem investido na qualificação como instrumento de transformação social”, afirmou a secretária de Finanças, Edilene Rodrigues.
Sobre o Programa Recomeçar
O Programa de Inclusão Profissional Recomeçar é uma iniciativa voltada a cidadãos desempregados ou em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a reinserção produtiva de pessoas excluídas do mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento social no município.
Coordenado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e de Finanças, o programa atua em caráter emergencial, eventual e voluntário, em serviços de interesse público, como limpeza e manutenção de espaços, pequenas obras, ações emergenciais de saúde, mutirões habitacionais, sinalização urbana, recenseamento, entre outros.
Os participantes cumprem jornada de oito horas diárias em áreas urbanas e seis horas contínuas em áreas rurais. Além das atividades práticas, também participam de cursos de qualificação e alfabetização, com carga mínima de 40 horas por semestre, requisito obrigatório para permanência no programa.
O Recomeçar não gera vínculo empregatício com a administração pública, e os contratos têm duração de seis meses, podendo ser renovados uma vez, até o limite máximo de 24 meses.
Para ingressar, é necessário ter entre 18 e 70 anos, estar inscrito no CadÚnico, possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo e residir em Sidrolândia há pelo menos um ano. No momento, não há vagas disponíveis.
O programa também garante cotas de inclusão social, com vagas reservadas para grupos específicos, sendo: 5% para mulheres vítimas de violência doméstica (incluindo mulheres trans e travestis); 3% para pessoas com deficiência que não recebem BPC; 3% para pessoas com transtorno do espectro autista; 3% para egressos do sistema prisional; 10% para pessoas negras; 3% para indígenas; 3% para pessoas trans e travestis. Em caso de não preenchimento das cotas, as vagas são redistribuídas ao público geral, assegurando a ampla participação da comunidade.
A Prefeitura segue empenhada em criar oportunidades e fortalecer o protagonismo social dos cidadãos, reafirmando seu compromisso com uma gestão que promove inclusão, dignidade e desenvolvimento humano.
