domingo, 28/12/2025

SIDROLÂNDIA: Prefeitura investe na qualificação dos integrantes do programa recomeçar

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e de Finanças, em parceria com o Senac, segue fortalecendo as ações de qualificação profissional voltadas aos participantes do Programa Recomeçar.

Atualmente, o programa conta com 114 participantes, entre homens e mulheres, atuando em diversas frentes de trabalho no município. Além das atividades práticas, o grupo também participa de cursos de formação, com o objetivo de ampliar conhecimentos e preparar-se para novas oportunidades no mercado de trabalho.

Nesta semana, 15 integrantes do Programa Recomeçar participam do curso “Informática Windows e Office Fundamental”, promovido pelo Senac. A nova capacitação dá continuidade ao aprendizado iniciado no curso “Construindo Competências: Inserção no Mercado de Trabalho”, realizado recentemente. Uma iniciativa que incentiva o crescimento pessoal e profissional, fortalecendo as oportunidades de reinserção no mercado de trabalho local.

“O Recomeçar representa esperança e recomeço para muitas famílias. A gestão municipal tem investido na qualificação como instrumento de transformação social”, afirmou a secretária de Finanças, Edilene Rodrigues.

Sobre o Programa Recomeçar

O Programa de Inclusão Profissional Recomeçar é uma iniciativa voltada a cidadãos desempregados ou em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a reinserção produtiva de pessoas excluídas do mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento social no município.

Coordenado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e de Finanças, o programa atua em caráter emergencial, eventual e voluntário, em serviços de interesse público, como limpeza e manutenção de espaços, pequenas obras, ações emergenciais de saúde, mutirões habitacionais, sinalização urbana, recenseamento, entre outros.

Os participantes cumprem jornada de oito horas diárias em áreas urbanas e seis horas contínuas em áreas rurais. Além das atividades práticas, também participam de cursos de qualificação e alfabetização, com carga mínima de 40 horas por semestre, requisito obrigatório para permanência no programa.

O Recomeçar não gera vínculo empregatício com a administração pública, e os contratos têm duração de seis meses, podendo ser renovados uma vez, até o limite máximo de 24 meses.

Para ingressar, é necessário ter entre 18 e 70 anos, estar inscrito no CadÚnico, possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo e residir em Sidrolândia há pelo menos um ano. No momento, não há vagas disponíveis.

O programa também garante cotas de inclusão social, com vagas reservadas para grupos específicos, sendo: 5% para mulheres vítimas de violência doméstica (incluindo mulheres trans e travestis); 3% para pessoas com deficiência que não recebem BPC; 3% para pessoas com transtorno do espectro autista; 3% para egressos do sistema prisional; 10% para pessoas negras; 3% para indígenas; 3% para pessoas trans e travestis. Em caso de não preenchimento das cotas, as vagas são redistribuídas ao público geral, assegurando a ampla participação da comunidade.

A Prefeitura segue empenhada em criar oportunidades e fortalecer o protagonismo social dos cidadãos, reafirmando seu compromisso com uma gestão que promove inclusão, dignidade e desenvolvimento humano.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Brasil amplia exportações de feijão para países da Eurásia

O governo brasileiro concluiu negociações fitossanitárias que permitem a exportação de feijão comum e feijão fradinho para Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão. Os países...

Foguete sul-coreano HANBIT-Nano explode na Base de Alcântara

O foguete HANBIT-Nano, primeiro lançamento comercial a partir da Base de Alcântara, no Maranhão, explodiu minutos após a decolagem na noite de segunda-feira (23)....

PF prende homem com 80 cápsulas de cocaína no Galeão

A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem que transportava cerca de 80 cápsulas de cocaína ingeridas, durante fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional...

Brasil abre mercado para material genético avícola em Moçambique

O governo brasileiro concluiu a negociação sanitária com Moçambique, autorizando a exportação de material genético avícola, incluindo ovos férteis e pintos de um dia....