domingo, 15/02/2026

SESAU e MPMS lançam campanha de combate à violência infantil em Campo Grande

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), lançou nesta quarta-feira (3), em Campo Grande, a Campanha de Combate à Violência Infantil, reforçando o compromisso permanente com a proteção, o acolhimento e os direitos das crianças.

A iniciativa vai além de uma ação pontual: busca construir uma rede de prevenção e enfrentamento à violência infantil, envolvendo órgãos públicos, entidades e a sociedade civil. Todas as unidades de saúde da cidade serão parceiras da campanha, recebendo cartazes e informativos para conscientizar a população e apoiar os profissionais da rede.

Durante o evento, o promotor de Justiça Oscar de Almeida Bessa Filho, da 46ª Promotoria de Justiça, destacou a importância da detecção precoce de sinais de violência no contexto da saúde. “O enfrentamento da violência contra a criança é, sem dúvida, um dos maiores desafios da nossa sociedade. É urgente fortalecer políticas públicas e serviços que amparem famílias em situação de vulnerabilidade e garantir que os direitos das crianças sejam protegidos em todas as frentes: saúde, assistência social e educação”.

O médico pediatra e diretor clínico do Pronto Atendimento Infantil (PAI), Marcos Vinícius, presente na abertura da campanha, reforçou a relevância do tema. “Estamos aqui para discutir violência infantil e pensar em formas de abordar o tema de maneira clara, contribuindo com a sociedade e fortalecendo a rede de proteção às crianças”.

A campanha também teve como foco sensibilizar os profissionais de saúde, para que estejam atentos a sinais de violência infantil e saibam identificar e denunciar casos quando se depararem com eles nas unidades de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, que participou do lançamento a convite do MPMS, ressaltou a importância da parceria. “É fundamental chamar a atenção de todos que lidam com crianças — familiares, amigos, escolas e profissionais de saúde —, porque infelizmente a violência infantil tem crescido. Precisamos estar atentos, pois as crianças são o nosso futuro”.

A iniciativa reforça que a proteção começa com a denúncia. Em casos de suspeita ou confirmação de violência, a população pode acionar as autoridades competentes e o Disque 100.

Com a campanha, MPMS e SESAU reforçam que, por meio da união de esforços, é possível transformar cuidado em ação e construir um futuro mais seguro para as crianças de Campo Grande e de todo o estado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Policial do Garras volta ao trabalho após prisão por propina

Retorno ocorre em atividades administrativas enquanto tramita ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro O policial Augusto Torres Galvão Florindo, que teve o exercício...

Funsat divulga 1.127 vagas de emprego nesta segunda-feira

Fevereiro segue com diversas oportunidades de emprego intermediadas pela Fundação Social do Trabalho (Funsat). Nesta segunda-feira (9), a pasta conta com a participação de...

Câmara aprova criação da Universidade Federal Indígena

Proposta segue para análise no Senado e prevê ensino, pesquisa e valorização da cultura indígena A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6132/25,...

Frente fria traz mudanças no tempo em MS

Campo Grande terá calor e pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite A frente fria que passou pelo sul de Mato Grosso do...