A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, realizou nesta quarta-feira, 23 de abril, no Centro Administrativo, a IV Conferência Municipal das Cidades, com o objetivo de discutir o desenvolvimento urbano do Município. O evento contou com a parceria com a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

O evento foi uma etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual das Cidades e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, e contou com a participação de gestores, administradores públicos e representantes do legislativo municipal, movimentos populares, trabalhadores, empresários, entidades, conselhos municipais e organizações não-governamentais, além de populares.
O tema da Conferência foi “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, norteado por cinco eixos: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes e Governança e Participação Social.
O encontro foi uma oportunidade para a população discutir e propor soluções para desafios enfrentados por Selvíria. Além disso, foram eleitos delegados para participarem da etapa estadual da conferência, representando o Município.
Para o secretário de Obra e Infraestrutura, José Eduardo Alves, a conferência é um momento de debate, de escolhas, de expor as necessidades em diversas áreas que o Município ainda está carente, como habitação. “Para isso, é preciso debater, conhecer nossa realidade, as nossas necessidades”, disse José Eduardo.
O secretário também ressaltou a importância da parceria com a AGEHAB.
Propostas e delegados
Na conferência também foram debatidas propostas para o desenvolvimento urbano do Município.
Também foram eleitos os delegados, que representarão Selvíria na Conferência Estadual das Cidades, que acontece em junho, em Campo Grande.
Representarão Selvíria, como representantes do Poder Público, José Eduardo Alves (Titular) e Daiane dos Santos Fermino (Suplente). Já Adelson Alberto dos Santos (Titular) e Tiago Loverdi (Suplente), representam os Movimentos Sociais.