quarta-feira, 9/07/2025

Secretaria da cidadania tem nova gestora na pasta das políticas públicas para pessoas com deficiência.

A partir desta segunda-feira (31), as pessoas com deficiência contam com um novo nome à frente das políticas públicas no Estado: Maria Lucia Nogueira Fernandes. Com mais de 30 anos dedicados à causa, a nova gestora tem a missão de construir e aplicar políticas públicas para este público, de forma efetiva e transversal em todo o Mato Grosso do Sul.

Malu Fernandes é fundadora da Associação Juliano Varela, entidade que atende mais de 1,3 mil pessoas com autismo, microcefalia, síndrome de down e outras deficiências, e já fazia parte da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) como assessora de gabinete.

Malu Fernandes durante visita às escolas indígenas da Reserva Indígena de Dourados. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

Secretária da Cidadania, Viviane Luiza enfatiza que a nomeação publicada hoje em Diário Oficial reforça o compromisso do Estado com a promoção da inclusão e da cidadania.

“Com vasta experiência e profundo conhecimento das demandas desse público, Malu que é uma mãe atípica e luta pela causa há muitos anos, assume o desafio de consolidar políticas públicas que garantam direitos, dignidade e participação plena na sociedade. Sua trajetória profissional, marcada pelo diálogo e pela construção de soluções práticas, é um diferencial importante para enfrentar os desafios da inclusão com responsabilidade e efetividade. Acreditamos que sua gestão será pautada pelo fortalecimento das políticas já existentes e pela ampliação de ações que promovam a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência em todos os municípios do Mato Grosso do Sul”, destaca Viviane.

Para a nova subsecretária, a gestão à frente da pasta é a oportunidade de construir pontes entre o poder público e as pessoas com deficiência visando a inclusão social de forma produtiva, responsável e com respeito.

“A militância na causa da pessoa com deficiência por 33 anos me faz otimista com a missão recebida. Trabalhar na Cidadania no último ano e ter a oportunidade de vivenciar as políticas públicas voltadas para todas as deficiências me fez sonhar mais alto. Estou certa de que o caminho trilhado pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência está pronto para levar políticas públicas eficientes para as pessoas com deficiência nos 79 municípios do MS”, ressalta Malu Fernandes.

Subsecretaria

À pasta vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania cabe elaborar e executar políticas públicas voltadas para as Pessoas com Deficiência no Estado de Mato Grosso do Sul, como desenvolver campanhas educativas e ações de sensibilização para promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, estimulando a sociedade a reconhecer e a respeitar seus direitos e necessidades.

A Subsecretaria atuar na promoção e na garantia dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, combatendo a discriminação e proporcionando sua participação na sociedade, incluindo o acesso à justiça e a igualdade de oportunidades, além de promover a participação democrática das pessoas com deficiência em processos decisórios, incluindo-as na elaboração e na implementação de políticas públicas para essa população.

Malu Fernandes é mãe atípica de Juliano Varela, jovem com síndrome de Down, que dá nome à associação criada por ela. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

Perfil da gestora

Malu Fernandes é graduada em Direito, e tem no currículo a assessora jurídica da Empresa Estadual de Turismo – MS TUR; da Fundação Estadual de Assistência Social – FASUL; além da Sanesul, onde atuou como advogada e também chefe de gabinete da presidência.

Foi chefe de gabinete parlamentar e também da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS, e superintendente do Terceiro Setor na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Malu entrou para o movimento das pessoas com deficiência quando nasceu o primogênito, Juliano Varela, em 1991. Três anos depois, ela fundava com o apoio do Governo do Estado, a associação que leva o nome do filho.

A Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência está localizada na Avenida Ceará, 984, bairro Vila Antônio Vendas, em Campo Grande.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Quinta, 03 de julho de 2025. Hoje é Dia de São Tomé Manchetes dos diários de Campo Grande: CORREIO DO ESTADO: “Risco de calote pode anular recuperação...

Papy homenageia líderes no Dia dos Legendários

Na Sessão Solene de segunda-feira (7), o presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Papy, homenageou o empresário Airton Alves Pinto e os pastores...

Irã suspende cooperação com agência nuclear da ONU

O presidente iraniano Masoud Pezeshkian aprovou uma lei que interrompe a cooperação do Irã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de...

ANTÔNIO JOÃO: Prefeitura entrega nova UTI móvel à população e reforça compromisso com a saúde pública

Na última quarta-feira, dia 2 de julho, a Prefeitura de Antônio João oficializou a entrega de uma nova UTI Móvel para a população. O veículo, totalmente...