Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é uma técnica que consiste na rotação de pastagens e lavouras de grãos, principalmente soja e milho, em uma mesma área. Normalmente, a ILP é iniciada em pastagens degradadas, onde durante um período entre três e cinco anos são conduzidas lavouras, após o qual a área é convertida novamente em pastagem por um período equivalente. Esse ciclo se repete criando um sistema estável.
Outra prática associada à ILP é o sistema de cultivo de lavouras anuais de verão seguidas por pastagens de outono-inverno, que também servem como cobertura vegetal para as culturas de verão, podendo ser dessecadas posteriormente para o cultivo de verão.
BENEFÍCIOS
Os principais benefícios da ILP para a pecuária extensiva são a diluição de risco econômico, uma vez que a produção não depende apenas de uma atividade, melhoria da qualidade e disponibilidade de pastagem, redução dos custos com suplementação alimentar, melhoria do bem-estar animal, redução do impacto ambiental e aumento da rentabilidade.
Para as culturas, ocorre a melhoria da estrutura e das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, em função da rotação de culturas, além de aumentar a matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes. Outro benefício é a quebra do ciclo de pragas e doenças, uma vez que a rotação de culturas e/ou presença de árvores reduzem a pressão de doenças e pragas específicas.
O sistema de integração ainda favorece o controle de plantas invasoras, pois a rotação de culturas diminui o desenvolvimento dessas plantas e permite um controle mais efetivo. A inclusão de pastagem na propriedade, seguida de culturas anuais, promove uma maior produção de grãos, pois a pastagem permite a recuperação do solo e aumento da matéria orgânica, favorecendo o desenvolvimento das culturas subsequentes.
A integração de diferentes atividades, permite uma redução nos custos de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, além da reciclagem de nutrientes. Com o aumento da produtividade em áreas já utilizadas, diminui-se a necessidade de desmatar novas áreas.
Fica a dica!!!