quinta-feira, 18/09/2025

Saiba sobre a integração – Lavoura Pecuária

Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é uma técnica que consiste na rotação de pastagens e lavouras de grãos, principalmente soja e milho, em uma mesma área. Normalmente, a ILP é iniciada em pastagens degradadas, onde durante um período entre três e cinco anos são conduzidas lavouras, após o qual a área é convertida novamente em pastagem por um período equivalente. Esse ciclo se repete criando um sistema estável.

Outra prática associada à ILP é o sistema de cultivo de lavouras anuais de verão seguidas por pastagens de outono-inverno, que também servem como cobertura vegetal para as culturas de verão, podendo ser dessecadas posteriormente para o cultivo de verão.

BENEFÍCIOS

Os principais benefícios da ILP para a pecuária extensiva são a diluição de risco econômico, uma vez que a produção não depende apenas de uma atividade, melhoria da qualidade e disponibilidade de pastagem, redução dos custos com suplementação alimentar, melhoria do bem-estar animal, redução do impacto ambiental e aumento da rentabilidade.

Para as culturas, ocorre a melhoria da estrutura e das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, em função da rotação de culturas, além de aumentar a matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes. Outro benefício é a quebra do ciclo de pragas e doenças, uma vez que a rotação de culturas e/ou presença de árvores reduzem a pressão de doenças e pragas específicas.

O sistema de integração ainda favorece o controle de plantas invasoras, pois a rotação de culturas diminui o desenvolvimento dessas plantas e permite um controle mais efetivo. A inclusão de pastagem na propriedade, seguida de culturas anuais, promove uma maior produção de grãos, pois a pastagem permite a recuperação do solo e aumento da matéria orgânica, favorecendo o desenvolvimento das culturas subsequentes.

A integração de diferentes atividades, permite uma redução nos custos de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, além da reciclagem de nutrientes. Com o aumento da produtividade em áreas já utilizadas, diminui-se a necessidade de desmatar novas áreas.

Fica a dica!!!

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Hashioka e Londres pedem recapeamento da rodovia MS-475 próximo ao distrito de Guassulândia

Na sessão plenária desta terça-feira, 16, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou, em conjunto com o deputado estadual Londres Machado (PP), indicação...

Bumlai é reeleito presidente da Acrissul para o triênio 2025/2028

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) reelegeu, em assembleia realizada na quinta-feira (11), Guilherme Bumlai para a presidência da entidade....

As Dez Mais

Sexta, 12 de setembro de 2025. HOJE É O DIA DO HOT-DOG DA DONA NEUZA Manchetes do Correio do Estado: “4 a 1: Jair Bolsonaro é condenado...

DOURADOS: Ronda ostensiva motorizada da guarda municipal garante resposta rápida no combate ao crime

Criada em 2018, a Romo (Ronda Ostensiva Motorizada) da Guarda Municipal de Dourados (GMD) vem se consolidando como um dos grupamentos mais estratégicos e...