quarta-feira, 9/07/2025

Projeto que torna lei a proibição a cigarros eletrônicos no Brasil é aprovado em Comissão

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro de 2024, o Projeto de Lei 2158/24, que propõe a proibição da fabricação, importação, comercialização, armazenamento, transporte e propaganda de cigarros eletrônicos, conhecidos como vape ou “pod”.

A proposta também visa proibir o consumo desses dispositivos em ambientes de uso coletivo, tanto públicos quanto privados, incluindo espaços parcialmente abertos.

O texto aprovado, que traz emendas do relator deputado Josenildo (PDT-AP), reforça as restrições impostas pelas resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como a RDC 46, de 2009, e a RDC 885, de 2024.

Além da proibição, o projeto inclui ações para aumentar a conscientização da população, especialmente entre os jovens, sobre os riscos à saúde causados pelos dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs).

Em entrevista, o deputado Josenildo destacou que as emendas feitas ao projeto visam trazer mais clareza e equilíbrio à proposta. Uma das alterações importantes foi a inclusão do tema no Programa Saúde na Escola, com foco no controle do tabagismo e na prevenção do uso de cigarros eletrônicos. 

A criminalização das condutas relacionadas à fabricação, comércio e propaganda de cigarros eletrônicos foi excluída do projeto por emenda, já que, segundo o relator, o Código Penal brasileiro já possui dispositivos para punir essas práticas.

Apesar de a venda de cigarros eletrônicos ser proibida no Brasil, dados do Inquérito Covitel 2023 indicam que 4 milhões de brasileiros já usaram esses dispositivos, com uma prevalência maior entre adolescentes de 13 a 15 anos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e, para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Finalista em prêmio nacional, MS ativo otimiza gestão pública e entrega desenvolvimento aos municípios

Reunir prefeito e demais lideranças de cada município para discutir junto ao Governo de Mato Grosso do Sul quais demandas são prioritárias em suas...

Cansado de apanhar da esposa, homem denuncia agressões em Campo Grande

Um homem de 32 anos procurou a polícia na manhã de segunda-feira (7) para denunciar agressões físicas cometidas pela esposa, de 28 anos, em...

Maconha premium é apreendida em aparelhos eletrônicos no aeroporto

A SENAD interceptou no aeroporto uma encomenda proveniente de Miami, contendo 1,7 kg de maconha de alta potência, escondida em dispositivos de medição elétrica....

Festa completa no Cotolengo: 18º Porco no Rolete terá showzaço com Raphael Vital

No próximo domingo, dia 13 de julho, o Cotolengo Sul-Mato-Grossense será palco de uma das festas mais tradicionais da cidade: o 18º Porco no...