domingo, 9/11/2025

Projeto de lei de Marcos Pollon institui 3 de agosto como o dia nacional do tiro desportivo.

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), em conjunto com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), apresentou o projeto de lei 3738/2023 que institui a data de 3 de agosto como o Dia Nacional do Tiro Desportivo.

A data faz referência a 3 de agosto de 1920, quando o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro na história das olimpíadas, durante os jogos da Antuérpia, na Bélgica, na modalidade tiro desportivo, pelo esportista Guilherme Paraense.

O tiro desportivo é uma modalidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e pelo Comitê Olímpico do Brasil, sendo praticada em diversos países com elevado padrão educacional.

A primeira medalha Olímpica obtida pelo Brasil foi a de prata, em 2 de agosto de 1920, com Afrânio da Costa, na pistola livre (50m). No mesmo dia os brasileiros conquistaram o bronze por equipes na pistola militar (50m), com o quinteto composto por Afrânio da Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf.

Em 3 de agosto, a conquista do primeiro ouro do país na história dos Jogos, por Guilherme Paraense, Tenente do Exército Brasileiro, na prova de tiro rápido (25m).

Esta participação histórica ocorreu em um período de consolidação da república brasileira e foi marcada por enormes dificuldades logísticas, que incluíram desde a perda de armas e munições até a improvisação total do equipamento necessário à competição.

O desempenho da equipe brasileira naquele evento olímpico inaugurou a trajetória do Brasil nos pódios internacionais e destacou o papel do Exército na formação de atletas disciplinados e comprometidos com o ideal de excelência.

A data para celebração do Dia Nacional do Tiro Desportivo é resultado da realização de audiência pública pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, com representantes das organizações civis e atletas que apoiaram a iniciativa.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Governo proíbe 20 marcas de azeite em 2025 por irregularidades graves

Em 2025, o governo federal intensificou a fiscalização sobre o setor de azeites e já baniu vinte marcas por irregularidades diversas. A Agência Nacional...

Neno Razuk propõe programa itinerante para diagnóstico do autismo em Mato Grosso do Sul

O deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica e à Secretaria de Estado de Saúde...

Marco Santullo ganha destaque ao lado de Tereza Cristina na consolidação do Progressistas em Mato Grosso do Sul

Com atuação firme, diálogo político e um perfil de gestor moderno, Marco Aurélio Santullo vem se destacando no cenário político de Mato Grosso do...

Tragédia na Rua Brilhante: pedestre morre após ser atropelado por moto com placa coberta

O pedestre Aroldo Aparecido da Silva (52) não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta segunda-feira (3), na Santa Casa de Campo Grande....