sábado, 21/12/2024

Procon de MS: do início com registro a mão aos 500 mil atendimentos computados em sistema

Maria Francisca Gomes Cárcamo Martins ainda lembra do período em que registrava as queixas de consumidores a mão e com folhas de carbono no Procon Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A servidora, com 19 anos de experiência, acompanhou as mudanças tecnológicas que, nesta quarta-feira (9), possibilitaram a marca de 500 mil atendimentos computados em sistemas informatizados, implantados a partir de 2007.

Maria Francisca acompanhou a implantação de sistemas informatizados no Procon – Foto: Kleber Clajus

De início o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) teve a missão de sistematizar e integrar a ação dos Procons, possibilitando que seus dados norteassem as políticas públicas de defesa do consumidor. Já em 2022, o software E-Procon qualificou os processos, assegurando uma gestão integrada dos mesmos.

“Ao avaliar esse processo evolutivo temos não apenas números, que são expressivos, mas também uma melhora na eficiência do serviço prestado pela instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos)”, pontua o secretário-executivo do Procon, Angelo Motti. “Estamos focados em garantir que os sul-mato-grossenses tenham seus direitos consumeristas respeitados e as empresas a informação adequada para nos ajudar nessa missão”.

Equipe da UAD (Unidade de Atendimento Digital) registrou o atendimento 500 mil – Foto: Kleber Clajus

A marca de 500 mil atendimentos considera o período de maio de 2007 a outubro de 2024, contabilizando orientações, denúncias e reclamações, registradas nos sistemas Sindec e E-Procon. Ela foi alçada depois que uma consumidora, de 47 anos, enviou sua queixa pelo site sobre a não entrega de um colchão. A demanda foi atendida pela UAD (Unidade de Atendimento Digital).

Presencial x Digital

Dentre os 18.280 consumidores que buscaram atendimento no Procon, no período de 1º de janeiro a 9 de outubro, 8.485 (46,42%) optaram pelo atendimento presencial nas unidades Padre João Crippa, Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque do Ipês.

Otacílio faz parte dos 46,42% que optaram pelo atendimento presencial – Foto: Kleber Clajus

São pessoas como o radialista Otacilio Pereira, de 52 anos, que recorreu a instituição para resolver uma demanda de plano de internet que contratou com uma empresa de telefonia. “Me disseram que iam cancelar com a outra empresa [na portabilidade], mas agora tenho duas contas para pagar”, relata.

A diferença em relação ao atendimento digital, no entanto, é de 2,23%. Isso porque 8.078 consumidores (44,19%) recorreram aos serviços digitais que, desde dezembro do ano passado, foram reestruturados. É o caso da Reclamação On-line, Denúncia On-line, Fale Conosco e um canal para recebimento de elogios e sugestões.

“Seguimos avançando com o uso das tecnologias disponíveis, tendo incorporado as nossas rotinas de análise e julgamento das demandas os processos híbridos e planos de retomar em breve as conciliações on-line”, ressalta Motti.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Brasil reencontra a Colômbia na Copa América Feminina 2025

Hoje (19) a Conmebol anunciou os grupos da Copa América Feminina de 2025, que será disputada no Equador de 12 de julho a 2...

Morre o craque Tachinha

Mato Grosso do Sul perdeu no domingo (15) Valmir da Costa Flores, o Tachinha, aos 70 anos, após uma luta contra o Alzheimer e...

As Dez Mais

Quinta, 19 de dezembro de 2024. Dia estadual da Poesia. Faltam 5 dias para o Natal. Manchete dos jornais diários da Capital: CORREIO DO ESTADO: Governo do Estado...

Marta conquista o prêmio de gol mais bonito da temporada

Marta, a eterna rainha do futebol, recebeu nesta terça-feira (17) o prêmio que leva seu nome, consagrando o gol mais bonito da temporada no...