domingo, 9/11/2025

Presidente do TJMS anuncia construção do fórum da mulher, criança, adolescente e idoso.

Durante reunião administrativa com as secretarias que compõem a estrutura do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, anunciou o começo dos procedimentos internos administrativos para a construção do novo Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso. O edital de aviso de abertura do processo licitatório será publicado no Diário da Justiça desta terça-feira, 18 de fevereiro.

O novo fórum será erguido em um terreno de 5.440 m², situado no Jardim Imá, atrás da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. Com uma área construída estimada em 1.504 m², o espaço abrigará seis varas judiciais com foco no atendimento especializado a mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência. O projeto visa criar um ambiente de acolhimento humanizado e interinstitucional, reforçando o compromisso do Judiciário com a proteção de grupos vulneráveis.

Estrutura e funcionalidades – Além das seis varas, o novo Fórum foi planejado para incluir salas de audiência, assessoria e depoimento especial; Núcleo Psicossocial e salas multiuso com banheiros acessíveis; espaços dedicados ao Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS); salas exclusivas para vítimas, testemunhas e oficiais de justiça; depósito de material de limpeza, copa, sala de Centro de Processamento de Dados e banheiros acessíveis.

A obra também contará com um estacionamento com 64 vagas, incluindo espaços prioritários para idosos e pessoas com deficiência, além de área externa pavimentada com piso intertravado permeável, cercada por áreas verdes.

Investimento e cooperação – Em dezembro do ano passado, foi assinado um acordo de cooperação entre o TJMS e o Governo do Estado prevendo a destinação de R$ 10 milhões para o financiamento da obra. Em maio, representantes do TJMS, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) formalizaram a doação da área destinada à construção.

A expectativa é que o novo fórum esteja concluído até o final de 2026, criando um espaço essencial para o avanço do sistema judiciário em Mato Grosso do Sul. Atualmente, os serviços judiciais relacionados a essas causas são oferecidos na Casa da Mulher Brasileira, que já abriga a 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ocupando apenas 261,6 m².

A construção do Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso está prevista na proposta orçamentária do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e será custeada com recursos provenientes do Poder Executivo Estadual.

Mais medidas – Na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro, durante reunião no TJMS, o presidente Dorival Pavan anunciou a proposta de instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Campo Grande como uma resposta à crescente violência de gênero no Estado. O magistrado destacou que a aprovação da proposta não deverá enfrentar grandes obstáculos, com a próxima sessão do Órgão Especial agendada para 19 de fevereiro.

Já nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, uma nova agenda de debates está prevista com a comitiva do Ministério das Mulheres, que está em Campo Grande e deve reunir-se na Presidência do TJMS.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Bairros de Dourados recebem investimento de R$ 4 milhões em infraestrutura

A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) publicou no Diário Oficial o extrato de contrato para execução de obras de pavimentação asfáltica e...

Criança internada com suspeita de leishmaniose na fronteira

Um menino de três anos, natural do distrito de Capitán Bado, está internado no Hospital Regional Pedro Juan Caballero com suspeita de leishmaniose cutânea....

Jamilson Name quer Expogenética MS no calendário oficial de eventos de MS

O deputado estadual Jamilson Name (PSDB) apresentou, nesta segunda-feira (3), um projeto de lei que propõe a inclusão da Expogenética MS no Calendário Oficial...

Costelão Fogo de Chão agora é patrimônio cultural de Campo Grande

Foi sancionada pelo Executivo Municipal a Lei 7.512/25, de autoria do vereador Otávio Trad que instituí no calendário de eventos de Campo Grande, o...