quarta-feira, 15/10/2025

Presidente do TCE-MS comenta aprovação de Projeto de Lei pela primeira infância

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 12 de março, o Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo que dispõe sobre a inclusão de ações de Governo relacionadas a primeira infância em programas constantes na Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA) e no Plano Plurianual do estado para o período de 2024 a 2027.

O Projeto de Lei atende a solicitação do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul para que sejam incluídas no orçamento do Estado, com seus respectivos montantes, todas as ações que o Poder Executivo estadual irá realizar para assegurar os direitos da primeira infância.

O presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, avaliou a conquista. “É de extrema importância. Quero parabenizar a iniciativa do governador Eduardo Riedel que, sensibilizado, propôs esse projeto, recomendado pelo TCE-MS, e que ontem foi aprovado em segunda votação. Isso é uma grande realização para que possamos alcançar o objetivo do Tribunal de Contas e de todos os parceiros, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Assomasul. Esse é um trabalho que não tem uma única marca, é um projeto para as crianças. Quero crer que, em um espaço bem curto de tempo, não teremos mais crianças fora das creches no nosso Estado”.

O anúncio do envio do projeto para a Assembleia Legislativa já havia sido feito pelo presidente da Corte de Contas no último dia 22 de fevereiro, durante um seminário realizado para vereadores no TCE-MS.

Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância

O Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância foi instituído pela Resolução TCE/MS nº185, de 19 de abril de 2023, com o objetivo geral de contribuir, com absoluta prioridade, para a efetiva concretização em Mato Grosso do Sul dos direitos das crianças de zero a seis anos, de modo a fortalecer e consolidar o Marco Legal pela Primeira Infância e o Pacto Nacional pela Primeira Infância.

O trabalho é para promover ações de estímulo a políticas públicas que produzam resultados reais em prol das crianças, em especial aos primeiros mil dias de vida, que compreende da gestação aos dois anos de idade. E para isso, o programa foi estruturado em cinco dimensões fundamentais: fiscalização, capacitação, comunicação, mobilização e boas práticas.

A gestão do programa é feita pelo Comitê Intersetorial de Trabalho, formado por representantes voluntários, servidores do Tribunal de Contas e pelos órgãos parceiros (TJMS, MPMS, Defensoria Pública e Assomasul), garantindo um esforço conjunto e comprometido com o bem-estar e o desenvolvimento pleno das crianças.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.172 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.438 casos prováveis de Dengue, sendo 8.172 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Perucas feitas por internas são doadas a mulheres em tratamento contra o câncer

Em Campo Grande, o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” realizou uma cerimônia emocionante no início do mês, entregando 123 perucas confeccionadas por reeducandas...

Deputado Jamilsom Name destaca urgência no combate à violência contra a mulher em MS

O deputado estadual Jamilsom Name (PSDB) fez um pronunciamento incisivo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, destacando o aumento alarmante da violência...

Contrabandistas são presos na fronteira com carga avaliada em R$ 1,4 milhão

Em uma operação realizada nesta segunda-feira (6), o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) desmantelou um entreposto de contrabandistas no Assentamento Itamarati, em Ponta...