A mídia iraniana confirmou a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi (63) e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, após um acidente de helicóptero na província montanhosa do Azerbaijão Oriental.
De acordo com a imprensa oficial o autogiro sofreu um acidente em razão de más condições climáticas no domingo (19). Raisi foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025. Primeiro vice-presidente deve assumir e convocar eleições em até 50 dias.
Segundo o blog da Sandra Cohen, a morte de Raisi deve disparar uma disputa feroz pelo cargo.
BUSCAS PELO HELICÓPTERO
O helicóptero caiu por volta das 13h (no horário local, 6h no de Brasília), mas a aeronave só foi encontrada cerca de 12 horas depois. Há muita dificuldade ao acesso da queda da aeronave dificultando os trabalhos de resgate. O helicóptero foi avistado por integrantes do Crescente Vermelho iraniano, organização irmã da Cruz Vermelha que atua em países islâmicos após um drone ser enviado pela Turquia com sensores de calor para identificar o local da queda.
Pelo menos 73 equipes de resgate foram até o local, perto da vila de Tavil, na província iraniana do Azerbaijão Oriental, de acordo com Pir-Hossein Kolivand, chefe do Crescente Vermelho Iraniano, informou a Tasnim.