quinta-feira, 25/12/2025

Ponte sobre rio Paraguai passa por 2ª etapa de concretagem

Neste fim de semana e ficará interditada.

No próximo sábado, dia 4 de maio, a ponte sobre o Rio Paraguai, localizada em Corumbá e parte da BR-262, passará por mais um marco importante em seu processo de recuperação. A ponte será temporariamente interditada para a concretagem do segundo ponto. A interdição terá início às 17h de sábado (4) e se estenderá até às 12h de domingo (5).

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), vinculada à Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), alerta que os motoristas precisam ficar atentos com relação à interdição do tráfego no local. Devido a realização das obras em dois pontos simultâneos, será necessário um período de interdição mais prolongado.

A interdição completa da ponte, com duração estimada de 21 horas, é necessária para possibilitar as operações de concretagem em dois locais distintos. Isso implica em uma movimentação mais intensa das plataformas antes e após o período de cura do concreto. Essa medida visa garantir a restauração plena da condição estrutural da ponte, após um planejamento cuidadoso para minimizar os impactos no tráfego local.

Em situações de emergência, como o tráfego de ambulâncias, serão adotadas medidas para garantir uma passagem segura, com o acompanhamento de veículos de apoio designados pela Agesul.

A Seilog reforça que essa interdição é essencial para assegurar a completa restauração estrutural da ponte. Esta é a segunda interdição pela qual a ponte passará, restando apenas mais um processo de interrupção do tráfego. “Estamos solicitando a compreensão da população neste momento. Esta obra é de extrema importância e fundamental para garantir a integridade estrutural da ponte”, ressalta o secretário Helio Peluffo.

A ponte recebe diariamente o tráfego de veículos de empresas de transporte coletivo, de cargas e de moradores que dependem dela para se locomover. “Pedimos a todos que se programem adequadamente durante este curto período de interdição. A Agesul tem realizado uma ampla divulgação dessas interdições para evitar prejuízos tanto para as empresas quanto para a população que utiliza essa via. Optamos por realizar o trabalho mais intenso durante a noite e a madrugada para minimizar o impacto da interdição no trajeto das pessoas”, explica Peluffo.

A Agesul emitiu comunicado informando a interdição temporária a empresas de transporte de minério, órgãos estaduais e federais, incluindo a Prefeitura de Corumbá e Ladário, Polícias Rodoviária Federal e Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá, DNIT, Ministério Público Estadual, Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Corumbá e Ladário, e Marinha Brasileira. Além disso, foi instalada uma faixa ao longo da semana alertando sobre a interdição, e um letreiro eletrônico na ponte informará o período em que estará fechada.

Ponte sobre o Rio Paraguai Foto Saul Schramm

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Polícias de MS e MG resgatam adolescente vítima de sequestro infantil

Uma ação conjunta entre as Polícias Civis de MS e Minas Gerais resultou no resgate de uma adolescente de 13 anos, vítima de subtração...

Foguete sul-coreano HANBIT-Nano explode na Base de Alcântara

O foguete HANBIT-Nano, primeiro lançamento comercial a partir da Base de Alcântara, no Maranhão, explodiu minutos após a decolagem na noite de segunda-feira (23)....

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

om reforço de investimentos nas ações de combate as endemias nos municípios de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado fortalece o trabalho...

Com Tereza Cristina, Marco Aurélio Santullo e Dr. Cassiano Maia, Progressistas realiza filiação

O Partido Progressistas (PP) realizou um evento de filiação partidária em Três Lagoas, reunindo importantes lideranças políticas e fortalecendo a atuação da legenda no...