terça-feira, 30/12/2025

Para fortalecer o enfrentamento da dengue em MS, SES oferece capacitação sobre ‘Manejo Clínico da Dengue’

Com objetivo de fortalecer as estratégias de enfrentamento da dengue em Mato Grosso do Sul e evitar o agravamento dos pacientes pela doença, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta sexta-feira (12) a web aula “Manejo Clínico da Dengue”. A transmissão tem início às 13h30 e será feita por meio da Plataforma Telessaúde MS.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde a SES, Larissa Castilho, com o aumento de casos de dengue acima do esperado para o período e clima favorável à proliferação do Aedes aegypti, a SES tem realizado ações para o enfrentamento e redução da mortalidade por Arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika).

“Com o período de chuva e calor é esperado o aumento da circulação do vírus e a ocorrência da doença com sintomas em indivíduos suscetíveis. Nessa web vamos reforçar as medidas de manejo clínico que já temos publicado para dar suporte aos médicos dos serviços de saúde – Atenção Primária e Hospitalar – sobre as condutas diante um caso suspeito de dengue. Assim, otimizamos os atendimentos das equipes de saúde”.

A identificação precoce dos casos de dengue é fundamental para a tomada de decisões e implantação de medidas de maneira oportuna, uma vez que se não tratada de forma adequada, a dengue pode levar o paciente à morte.

Entre os assuntos que serão abordados estão: a ocorrência de óbitos, sinais, sintomas e tratamento do paciente com dengue, a classificação de acordo com avaliação de quadro clínico para o manejo adequado e a importância da classificação de risco nos serviços.

A palestra será ministrada pela médica infectologista e consultora OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), Dra. Mariana Croda. O acesso à web aula pode ser feito através do link: https://participe.saude.ms.gov.br/forms/.

Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Últimas Notícias

Mais notícias

PRF recupera veículo roubado em Ribas do Rio Pardo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um Nissan/Versa em Ribas do Rio Pardo (MS) nesta terça-feira (23). Durante fiscalização na BR-262, o condutor desobedeceu...

Estudo associa presença da Wolbachia à queda da dengue em Campo Grande

A atuação da SES (Secretaria de Estado de Saúde) como parceira institucional na implantação da estratégia com mosquitos infectados pela bactéria Wolbachia em Campo Grande integra...

Piloto de Moto sofre acidente e fica gravemente ferido em Miranda

Um piloto de moto ficou gravemente ferido na tarde desta segunda-feira (22), na Rua Tiradentes, bairro Nova Miranda, em Miranda, a 212 km de...

Idoso é flagrado deitado no chão gelado da UPA Universitário

Um idoso foi visto deitado diretamente no chão gelado da UPA do bairro Universitário, em Campo Grande, causando comoção entre os pacientes que aguardavam...