O papa Leão XIV canonizou no domingo (7) Carlo Acutis, adolescente italiano conhecido como o primeiro santo da geração millennial (nascidos entre 1981 e 1996). Carlo, que morreu em 2006 aos 15 anos, ganhou destaque por unir fé e tecnologia, criando um site que documentava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. A cerimônia, realizada na Basílica de São Pedro, contou com a presença emocionada da mãe do jovem, Antonia Salzano, que levou o relicário com um fragmento do coração de Carlo ao altar.
Nascido em Londres e criado em Milão, Carlo era um apaixonado pela internet e pela Eucaristia, definindo-a como “meu caminho para o Céu”. Mesmo diante da leucemia agressiva que o levou à morte, ele manteve sua fé e dedicação à oração diária. Sua canonização foi motivada por dois milagres reconhecidos pela Igreja, incluindo a cura inexplicável de uma criança brasileira.
Carlo Acutis é visto como uma inspiração para os jovens, mostrando que é possível viver a santidade na era digital, mantendo alegria e simplicidade no dia a dia.