domingo, 14/09/2025

Operação da polícia interdita dois estabelecimentos no Nova Lima por furto de energia

Uma operação policial interditou dois estabelecimentos comerciais na manhã desta quinta-feira (08) no bairro Nova Lima. O proprietário de um estabelecimento foi preso em flagrante por furto de energia elétrica.

Os estabelecimentos investigados estavam com os famosos ‘gatos’ de energia. Ao todo, dois estabelecimentos – uma tabacaria e uma lanchonete foram interditados.

A ação desta quinta-feira foi realizada pela Segunda Delegacia de Polícia Cível em conjunto com a concessionário Energisa.

Os proprietários dos estabelecimentos devem responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.

Além do processo criminal, os proprietários terão que arcar, conforme a regra da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

A energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse tipo de crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia. A operação deve continuar durante o período tarde em outros bairros da capital.

fonte: novalimanews

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

CAMAPUÃ: “Dia de Quem Cuida de Mim” homenageia responsáveis de crianças do SCFV

A Prefeitura de Camapuã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o evento “Dia de Quem Cuida de Mim”, uma celebração dedicada...

Com ênfase na Rota Bioceânica, Zeca propõe implantação de escritório da ApexBrasil em MS

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nessa quinta-feira (4), o deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação...

Manifestação: Deputado pede 1 minuto de silêncio por Clezão

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) participou da manifestação no 7 de setembro para pedir anistia aos perseguidos políticos. No evento, o parlamentar iniciou...

Rodolfo Nogueira apresenta emendas para incluir MS em securitização das dívidas proposta por Lula

Lula ignora o estado em medida provisória recentemente publicada O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) apresentou um conjunto de emendas à Medida Provisória nº 1.314/2025,...