As equipes da ONU estão totalmente mobilizadas para entrar na Faixa de Gaza e levar ajuda humanitária essencial à população. A informação foi confirmada pelo coordenador humanitário da ONU, Tom Fletcher, por meio de uma mensagem publicada nesta quinta-feira (9) em sua conta na rede social X.
Fletcher destacou que a entrada da ajuda está sendo organizada com urgência após o anúncio de um acordo histórico entre Israel e o Hamas, que inclui um cessar-fogo e a libertação de reféns. A proposta foi apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e representa o primeiro passo para uma possível resolução duradoura do conflito na região.
“Esta é uma grande notícia. Vamos retirar os reféns e enviar a ajuda alimentar rapidamente”, afirmou Fletcher, ressaltando a importância da ação humanitária.
O plano prevê que Israel retire suas tropas para uma zona demarcada e que todos os reféns sejam libertados em breve. O Hamas confirmou que houve um acordo que permitirá a entrada de alimentos e medicamentos, além da troca de prisioneiros.
A ONU espera iniciar as operações assim que o governo israelense aprovar formalmente o plano, o que deve ocorrer ainda hoje, às 17h no horário local (11h em Brasília).