sexta-feira, 30/01/2026

Neno Razuk defende projeto de pesca e garante peixe para todos

O deputado estadual Neno Razuk (PL) que apresentou Projeto de Lei que visa implementar transporte zero para a pesca de 29 espécies de peixes em rios de Mato Grosso do Sul, defendeu mais uma vez que a proposta tem como objetivo a preservação ambiental, por isso prevê a proibição do transporte, armazenamento e comercialização dessas espécies por um período de cinco anos.

“Defendemos que a medida vai proteger a biodiversidade aquática e promover práticas sustentáveis que garantam a continuidade da pesca como uma atividade econômica e cultural”, afirmou.

O deputado destacou a importância da preservação dos estoques pesqueiros e o incentivo ao turismo de pesca esportiva, como o “pesque e solte”, que poderia impulsionar a atratividade do estado para esse tipo de turismo. Segundo Razuk, a iniciativa não comprometerá a oferta de peixes para a população, já que a pesca comercial de outras espécies continuará permitida.

Apesar das boas intenções, a proposta gerou protestos entre pescadores amadores e profissionais, que alegam que a medida pode ter um impacto devastador na cadeia produtiva da pesca. Os pescadores expressaram preocupações sobre como a restrição afetará sua atividade e sustento, com alguns afirmando que o transporte zero é uma solução excessiva.

Neno reconheceu as preocupações dos pescadores e afirmou que o projeto foi elaborado em colaboração com especialistas em meio ambiente e representantes do setor produtivo.

O deputado ressaltou que o pescador profissional artesanal continuará exercendo o seu ofício, apenas limitado as espécies de peixes elencadas na Lei. “Na verdade, a lei ajuda os pescadores, uma vez que a constatação que a quantidade de peixes vem diminuindo, cada vez mais, afeta, de imediato aqueles que tem na pesca seu meio de sobrevivência, em longo prazo essa é uma situação preocupante, mas isso pode ser mudado com práticas de pesca sustentáveis, que levam em conta a importância da conservação dos recursos pesqueiros”, continuou.

Ele reiterou que o objetivo é encontrar um equilíbrio entre a preservação ambiental e a manutenção das atividades pesqueiras. Razuk também se comprometeu a ouvir as sugestões dos pescadores e a considerar ajustes na proposta, como a redução do número de espécies proibidas de 29 para entre 8 e 12.

“A proposta é vista como uma medida necessária para a preservação das espécies que enfrentam risco de extinção devido à degradação do ecossistema e à pesca predatória”, pontuou. O deputado enfatizou que práticas de pesca sustentáveis são essenciais para garantir a recuperação das populações de peixes e a manutenção dos recursos naturais.

Além disso, a proposta inclui a necessidade de combate à pesca ilegal, que é um dos principais problemas ambientais no estado. Para Razuk, a preservação dos recursos naturais em Mato Grosso do Sul é fundamental para que o estado continue a ser uma referência em pesca esportiva e turismo sustentável.

“A Lei vai tornar a pesca no Estado em evidência, atraindo mais turistas.
Com essa política pública o MS vai avançar  na conservação de ecossistemas combatendo a diminuição do estoque pesqueiro e trabalhando um modelo de produção sustentável para o Estado. Garantimos que não vai faltar peixes na mesa da população, já que o comércio, o transporte e o armazenamento estará restrito aos peixes oriundos dos rios somente, respeitado o rol de proibição tal qual consta na Lei, ficando as demais espécies não especificadas, livres para pesca,” garantiu.

O deputado convidou pescadores e interessados a participarem de audiências públicas para discutir o projeto e colaborar com ideias que tornem a proposta mais inclusiva e representativa. “Nada vai ser votado no afogadilho ou de maneira antidemocrática. Por isso, a participação dos interessados é tão importante”, finalizou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Jiboia vai trabalhar e esquece de bater cartão em prédio público

Uma jiboia adulta chamou a atenção ao ser flagrada "batendo ponto" em um prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), localizado no Parque...

PM registra caso de omissão de cautela com animal solto em Ivinhema

Na segunda-feira (26), a Polícia Militar, por meio do 8º Batalhão de Polícia Militar – O Guardião do Vale do Ivinhema, atendeu uma ocorrência...

Gianni Nogueira, pré-candidata ao Senado pelo MS, integra movimento pela liberdade liderado por Nikolas

A pré-candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul, Gianni Nogueira, passou a integrar o movimento em defesa da liberdade liderado pelo deputado federal...

Agetran informa interdição desta terça-feira

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) informa a interdição temporária ao tráfego de veículos na Rua Divisão, fluxo sentido Norte/Sul, em razão...