O senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, está atuando diretamente para destravar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e o EFTA bloco formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Em reunião realizada nesta quarta-feira (22), Trad recebeu a secretária de Estado para Assuntos Econômicos da Suíça, Helene Budliger, e o embaixador suíço no Brasil, Pietro Lazzeri, para discutir os impasses restantes.
Segundo Budliger, a negociação está próxima do fim, mas emperra na proteção de patentes de medicamentos importados. Os suíços exigem garantias de propriedade intelectual, mesmo para produtos produzidos fora do Brasil, o que encontra resistência dos negociadores brasileiros.
Trad se mostrou empenhado. “Vamos concluir isso. O que falta?”, questionou, lembrando sua atuação como relator da lei da quebra de patentes durante a pandemia, que buscou equilíbrio entre saúde pública e proteção intelectual.
A Suíça quer finalizar o acordo até 2 de julho, em Buenos Aires, com assinatura formal prevista no Brasil. Para Budliger, esse avanço pode destravar também as negociações com a União Europeia.
“O momento exige desprendimento. Estamos muito perto”, concluiu Nelsinho Trad.
