Buscando ampliar a agricultura irrigada em 30% ao ano no Mato Grosso do Sul, foi lançado no últmo dia (23) o Programa Estadual de Irrigação – O MS IRRIGA. O plano se configura como um propulsor para o desenvolvimento de uma agricultura tecnológica, estratégica e sustentável, impulsionando o Estado de Mato Grosso do Sul rumo a um futuro inclusivo, próspero, verde e digital.
Atualmente o MS tem 320.304 hectares de agricultura irrigada. Somente com pivôs centrais são 84 mil hectares em 53 municípios, irrigando principalmente culturas como soja e milho, além de pastagens. O objetivo do MS IRRIGA é fomentar a expansão da área irrigada em Mato Grosso do Sul, ampliando a produção agrícola através do uso sustentável dos recursos hídricos.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável Rogério Beretta, que fez a apresentação do Programa, destacou que o MS Irriga vai trabalhar em políticas públicas como o zoneamento agroecológico com estudo detalhado das características, potencialidades e vulnerabilidades ambientais do solo e da vegetação.
O Banco do Brasil também esteve presente com a divulgação do FCO Irrigação, que é a linha de financiamento para o programa. “A estimativa, segundo Beretta, é chegar a 4,7 milhões de hectares de área adicional irrigável sobre usos agropecuários no Estado. Deste montante 1,67 milhão de hectares que já são lavouras podem ser intensificados com irrigação superficial em áreas de agricultura de sequeiro e 2,86 milhões de hectares de pastagens têm potencial de conversão para agricultura irrigada com água superficial.
O governador Eduardo Riedel enfatizou a força do MS IRRIGA e a competividade que um programa deste tipo pode trazer para o setor. “É um conjunto de medidas, de políticas públicas que levam à competitividade da irrigação no Estado. Nós estamos falando de benefício tributário, de processo de agilidade em licenciamento, diagnóstico da região, das bacias, tipo de solo. Então você reúne um conjunto de informações, e de políticas públicas, que deixam o irrigante cada vez mais competitivo”, pontuou o governador. Vale a pena se informar.