quarta-feira, 9/07/2025

MIRANDA: Hospital municipal Renato Albuquerque Filho recebe projeto de eficiência energética

O Hospital Municipal de Miranda Renato Albuquerque Filho está recebendo um importante Projeto de Eficiência Energética, que garantirá modernização, economia e sustentabilidade para a unidade de saúde. A iniciativa é executada pela empresa Avante Energia, com recursos da Energisa e regulação da ANEEL, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE).

Com um investimento de R$ 300 mil, o projeto contempla a troca completa do sistema de iluminação, a substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes (inverter) e a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica.

Atualmente, as placas solares já estão sendo instaladas no hospital. O sistema contará com 76 módulos fotovoltaicos e 4 inversores, com potência total de 43,7 kWp, e capacidade de geração estimada em 5.280 kWh por mês.

Resultados Esperados

A expectativa é que o hospital reduza 55,25% do seu consumo anual de energia elétrica, o que equivale a uma economia de 147 MWh por ano. Essa redução significativa nos custos com energia permitirá que mais recursos sejam direcionados a outras áreas da saúde.

Além da economia financeira, o projeto melhora o conforto térmico e a iluminação dos ambientes, contribui para a preservação ambiental e fortalece o compromisso do município com a sustentabilidade e a inovação no serviço público.

Trabalho em Conjunto

Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal de Miranda, a Secretaria Municipal de Saúde, a Diretoria do Hospital e o servidor público Marcelo Colombo, que prestou apoio técnico essencial ao longo de todo o processo. O comprometimento de todos os envolvidos foi fundamental para o êxito do projeto.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

1ª Feirita de Itaporã é coroada com grande sucesso.

A Primeira Feirita de Itaporã – Edição Festa Julina, realizada nos dias 5 e 6 de julho, superou todas as expectativas e foi consagrada...

TRAGÉDIA NO CAMPO – Curto-circuito mata 32 vacas no Paraná

Uma tragédia abalou a zona rural de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná. Na noite de segunda-feira (7), 32 vacas leiteiras morreram eletrocutadas...

Deputado Pedrossian Neto solicita informações da SES sobre valores pagos a hospitais de Campo Grande

O deputado estadual Pedrossian Neto protocolou um requerimento na Assembleia Legislativa solicitando à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a apresentação de informações técnicas...

Exame genético pelo SUS chega à Casa Rosa em Campo Grande

A Casa Rosa, referência no atendimento oncológico gratuito em Campo Grande (MS), passará a oferecer, ainda em 2025, exames genéticos para detecção de predisposição...