segunda-feira, 29/12/2025

Megaoperação no RJ: polícia apreende arsenal do CV

Facção adota estratégias militares sofisticadas para confrontos urbanos

O Comando Vermelho (CV) tem ampliado seu arsenal e suas estratégias de guerra no Rio de Janeiro. Durante a megaoperação de terça-feira (28), integrantes da facção usaram armas europeias, drones para vigilância e roupas camufladas para enfrentar a polícia.
Entre os fuzis apreendidos, modelos da Venezuela, Argentina, Peru e Brasil chamaram atenção das autoridades, sendo a maioria de calibres 5.56 e 7.62. O transporte de armas ocorre frequentemente por rotas que passam pelo Paraguai, com montagem de peças adquiridas legalmente.

Ex-capitão do Bope, Paulo Storani, destacou que o CV tem acesso a fuzis G3, AK-47 e FAL, todos de uso militar sofisticado.
A tecnologia também tem papel estratégico: drones foram usados para lançar granadas e monitorar ações policiais. Mensagens internas da facção mostram preocupação com equipamentos de vigilância noturna.

Roupas camufladas são usadas por criminosos durante os confrontos. Um exemplo é a criminosa “Japinha do CV”, que morreu usando esse tipo de vestimenta. Os dados do Instituto de Segurança Pública apontam que, de janeiro a setembro deste ano, foram apreendidos 593 fuzis no Rio de Janeiro, cerca de 40% do total nacional.

A evolução do arsenal do CV mostra uma escalada bélica e a adaptação da facção às tecnologias modernas. Especialistas alertam para a necessidade de políticas de segurança mais integradas e modernas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Beto Pereira libera mais de R$ 36 milhões em emendas e se destaca na bancada federal de MS

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) obteve o maior volume de emendas da bancada federal de Mato Grosso do Sul em 2025, com R$...

Festa de Natal termina em agressão familiar no Aero Rancho

Uma briga familiar marcou a noite de Natal no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, e terminou na delegacia. Segundo o boletim de ocorrência,...

Pescadores têm até 31 de dezembro para comprovar atividade

Pescadores profissionais devem entregar o Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (Reap) até o dia 31 de dezembro. O documento comprova a atividade...

STF concede prisão domiciliar a Augusto Heleno

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu prisão domiciliar humanitária ao general da reserva Augusto Heleno, de 78 anos, devido à sua saúde...