sexta-feira, 31/10/2025

Megaoperação no RJ: polícia apreende arsenal do CV

Facção adota estratégias militares sofisticadas para confrontos urbanos

O Comando Vermelho (CV) tem ampliado seu arsenal e suas estratégias de guerra no Rio de Janeiro. Durante a megaoperação de terça-feira (28), integrantes da facção usaram armas europeias, drones para vigilância e roupas camufladas para enfrentar a polícia.
Entre os fuzis apreendidos, modelos da Venezuela, Argentina, Peru e Brasil chamaram atenção das autoridades, sendo a maioria de calibres 5.56 e 7.62. O transporte de armas ocorre frequentemente por rotas que passam pelo Paraguai, com montagem de peças adquiridas legalmente.

Ex-capitão do Bope, Paulo Storani, destacou que o CV tem acesso a fuzis G3, AK-47 e FAL, todos de uso militar sofisticado.
A tecnologia também tem papel estratégico: drones foram usados para lançar granadas e monitorar ações policiais. Mensagens internas da facção mostram preocupação com equipamentos de vigilância noturna.

Roupas camufladas são usadas por criminosos durante os confrontos. Um exemplo é a criminosa “Japinha do CV”, que morreu usando esse tipo de vestimenta. Os dados do Instituto de Segurança Pública apontam que, de janeiro a setembro deste ano, foram apreendidos 593 fuzis no Rio de Janeiro, cerca de 40% do total nacional.

A evolução do arsenal do CV mostra uma escalada bélica e a adaptação da facção às tecnologias modernas. Especialistas alertam para a necessidade de políticas de segurança mais integradas e modernas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Com liderança nacional em imunização, MS mobiliza escolas na edição 2025 do Aluno Imunizado

Ação conjunta entre SES, SED e Programa Saúde na Escola será realizada de 3 a 14 de novembro, com Dia D em 7 de...

MS gerou 1.379 empregos formais em setembro, com destaque para Construção, Indústria e Comércio

Mato Grosso do Sul gerou 1.379 empregos com carteira assinada no mês de setembro, com destaque para os setores da Construção, Indústria e Comércio....

Melhorias na BR-163/MS: confira os trechos com pare-e-siga

A BR-163/MS passa por obras de ampliação e conservação nesta quinta-feira (30), realizadas pela Motiva Pantanal, com o objetivo de reforçar a segurança viária...

“Nenhuma criança pode esperar”, afirma Gianni Nogueira sobre início do atendimento neuropediátrico em Dourados

Vice-prefeita celebra avanço histórico na rede pública e diz que saúde infantil deve ser tratada com humanidade e prioridade A Prefeitura de Dourados, por meio...