sexta-feira, 19/09/2025

Mato Grosso do Sul fecha primeiro bloco de competições dos Jogos da Juventude 2025 com 15 medalhas

Delegação sul-mato-grossense alcança marcas inéditas e confirma novos talentos no esporte nacional

Os estudantes-atletas de 15 a 17 anos de Mato Grosso do Sul estão em destaque nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, que acontecem em Brasília/DF até o dia 25 de setembro. O primeiro bloco da competição terminou no domingo (14), com a delegação sul-mato-grossense conquistando 15 medalhas: seis de ouro, três de prata e seis de bronze. Nesta fase, foram disputadas as modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa.

A equipe estadual, composta por 215 participantes entre atletas, técnicos e dirigentes, é organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A competição na capital federal é promovida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

O segundo bloco de modalidades já começou e segue até 20 de setembro, com provas de águas abertas, triatlo, wrestling (luta olímpica), basquetebol, futsal e vôlei de praia. O terceiro e último bloco terá disputas no badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.

Entre os medalhistas que elevaram o nome de Mato Grosso do Sul está Kevin Aguero, bicampeão nos 400m rasos, conquista alcançada logo no segundo dia de competições. O feito confirma a regularidade do jovem atleta, que vem se consolidando como uma promessa do atletismo nacional.

O resultado ganha ainda mais destaque ao se considerar que os 400m entraram na vida de Kevin apenas no ano passado. “Cheguei a ser campeão brasileiro sub-16 nos 1.000m com barreiras. Também fiz parte da Seleção Brasileira sub-14 em um Sul-americano escolar e conquistei a prata nos 800m rasos”, relembrou o atleta.

Embora tivesse um caminho promissor nas provas de fundo, Kevin optou por seguir a velocidade. “Eu quis fazer atletismo justamente pela velocidade. Conheci o esporte por meio de um panfleto na escola. Até cheguei a passar pelo salto em altura, mas logo estava nas provas de fundo. Até que, em março do ano passado, testei os 400m num torneio estadual. Acharam que eu era rápido demais para ser fundista e então veio a mudança”, contou.Foto: Gabriel Heusi/COB

Outro feito inédito foi registrado no ciclismo masculino, que contou com dois jovens talentos representando o MS. Pedro Lucas Dourado da Silva entrou para a história dos Jogos ao conquistar, pela primeira vez, a medalha de ouro para Mato Grosso do Sul na prova de estrada (resistência).

“Estou realizado, pois participo dos jogos há bastante tempo e, finalmente, conquistei minha primeira medalha de ouro. A felicidade é imensa e meu maior desejo agora é retribuir tudo o que meus pais fazem por mim”, declarou o atleta.

O apoio da família foi decisivo. Fernanda, mãe de Pedro, recordou os primeiros passos do filho no esporte: “Nós também fomos atletas, praticávamos mountain bike e speed, e sempre levávamos o Pedro para as provas, onde ele participava das corridas kids. Hoje, seguimos ao lado dele, oferecendo apoio financeiro, emocional e em todos os sentidos”.

José Henrique Nascimento, companheiro de equipe, desempenhou papel fundamental ao ajudar Pedro na reta final. Ele cruzou a linha em quarto lugar, mas comemorou como se fosse uma vitória.

“Graças a Deus consegui saltar na mesma curva que o Pedro. Então pensei: agora preciso levar ele para o sprint. Era só guri grandão e eu, magrinho, consegui segurar no “mano a mano” e ainda dar uma última ajudinha na volta final. Terminei em quarto, mas saio muito feliz, porque nosso estado foi bem representado. Ano que vem a gente volta pro tudo ou nada”, afirmou.Foto: Bel Manvailer/ Comunicação Setesc

Confira o desempenho da delegação sul-mato-grossense no primeiro bloco dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025.

QUADRO DE MEDALHAS 

Natação

Ouro – Bento Gobetti Geleilate – 100m costas

Ouro – Bento Gobetti Geleilate – 200m costas

Prata – Bento Gobetti Geleilate – 50m costas

Ouro – Daniel Coelho de Campos – 50m peito

Bronze – Daniel Coelho de Campos – 100m peito

Prata – Lucas de Souza – 200m borboleta

Bronze – Revezamento Masculino

4×100 4 estilos

Bento Gobetti

Daniel Coelho 

Lucas de Souza

Pedro Paulo Riça

Tênis de Mesa

Bronze – Individual Masculino

  • Heitor Souza Rieff

Ouro – Dupla Mista 

  • Heitor Souza Rieff
  • Valentina Nabhan Saravi

Bronze – Equipes Masculino

  • Heitor Souza Rieff
  • Leonardo Hitoshi Kurokawa

Bronze – Equipes Feminino

  • Valentina Nabhan Saravi
  • Lavinia da Silva Miyata
Atletismo

Ouro – Kevin Tobías Agüero – 400m rasos

Prata – Paulo Henrique Marques – Salto em altura

Bronze – Max Alves – 800m

Ciclismo

Ouro – Pedro Lucas Dourado – prova de resistência 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Bumlai é reeleito presidente da Acrissul e reforça compromisso de diálogo com diversos setores

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) oficializou nesta semana a reeleição de Guilherme Bumlai para a presidência da entidade no...

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 40 milhões

O concurso 2.916 da Mega-Sena, realizado na quinta-feira (19), terminou sem ganhadores na faixa principal. Com isso, o prêmio acumulou e está estimado em...

Senador Nelsinho Trad destina mais recursos para Ponta Porã

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) garantiu a liberação de R$ 534,8 mil do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), nesta terça-feira, para Ponta...

Agência da Funsat consolida frequência de 70 encaminhamentos por dia em 2025

Sete encaminhamentos de emprego por hora e setenta entrevistas de emprego marcadas diariamente, são reflexos do 2025 da Funsat (Fundação Social do Trabalho), no...