Mapa reforça compromisso com o setor florestal brasileiro na conservação do meio ambiente. Pasta dedica esforços para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Setor de árvores cultivadas se apresenta como atividade sustentável no equilíbrio entre produção e conservação ambiental.
O manejo florestal, realizado de maneira eficiente se torna capaz de promover o reflorestamento em áreas degradadas e a conservação da biodiversidade. Pois contribui para a preservação de nascentes, do solo e do clima, especialmente na transição para uma economia de baixo carbono.
Segundo a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), em 2022 a área conservada da cadeia de árvores plantadas alcançou 6,73 milhões de hectares, abrangendo 4,75 milhões de hectares de Reserva Legal (RL) e 1,89 milhões de hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP). A média de excedente de área de proteção legal no setor é superior à exigida pelos órgãos responsáveis em, praticamente, todos os projetos.
“Os dados refletem o compromisso e a responsabilidade dos profissionais e entidades do setor florestal com a conservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade”, reforçou a Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Renata Miranda.