Na madrugada desta quarta-feira (26), uma enfermeira foi vítima de uma tentativa de estupro na UPA do Universitário, em Campo Grande. O agressor, ainda não identificado, entrou na sala de repouso onde a profissional estava e a atacou, causando ferimentos nela. O autor do crime conseguiu fugir antes de ser capturado pelas autoridades.
Imagens de câmeras de segurança da unidade mostram o homem circulando pelos corredores da UPA, mas não há detalhes sobre o que teria sido roubado, já que um assalto ocorreu na mesma unidade antes do ataque sexual. Um colega da enfermeira, que preferiu não ser identificado, afirmou que a UPA carece de segurança adequada, o que torna tanto os funcionários quanto os pacientes vulneráveis a situações como essa. Após o fato criminoso o efetivo da GCM foi dobrado para reforçar o atendimento à UPA.
O caso foi registrado na 4ª Delegacia de Polícia Civil, que segue investigando o crime. A enfermeira passa bem, apesar dos ferimentos, e deve ser ouvida pela polícia na 4ª Delegacia.
CONFIRA A NOTA
“A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social manifestam solidariedade à profissional e repudiam veementemente o ocorrido e informam que, logo no início da manhã se reuniram para tomar as providências cabíveis, inclusive, com ação imediata dobrando o efetivo da Guarda Civil Metropolitana naquela unidade a partir desta quarta-feira, e levando para o local o apoio de um núcleo da GCM na unidade, o qual estará diariamente com a viatura no local, a fim de inibir a criminalidade, melhorar a segurança no entorno e, inclusive, aumentar a sensação de segurança tanto dos usuários quanto dos servidores, que principalmente no período noturno, ficam mais expostos, já que o movimento nas ruas tende a diminuir.
Paralelamente, a Sesau e a GCM, estão empenhadas em reforçar as ações nas demais unidades e estudam iniciativas a curto e médio prazo, para ampliar cada vez mais a segurança nas unidades, como o projeto de monitoramento das unidades, que será interligado à GCM.
A Sesau está prestando todo o apoio necessário à servidora e reitera o seu compromisso em assegurar um ambiente de trabalho seguro para todos os profissionais da saúde. A gestão está comprometida em adotar medidas contínuas para aprimorar a segurança nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais unidades de saúde do município, garantindo que os servidores possam desempenhar suas funções com tranquilidade e que a população receba atendimento em um ambiente protegido. A Prefeitura de Campo Grande reafirma seu empenho em assegurar que incidentes como este não se repitam e está atenta a novas demandas que possam surgir para melhorar ainda mais as condições de trabalho e segurança em toda a rede de saúde”.