segunda-feira, 28/07/2025

Herança pantaneira: Produtor rural de Corumbá compartilha amor pelo campo com os filhos

É no Pantanal da Nhecolândia, no município de Corumbá, que o #TransformandoVidas faz parada nesta semana. Na Fazenda Nhuvaí, o produtor rural Alexandre Penna, assistido pelo Senar/MS, expressa amor pela região onde nasceu e cresceu, e pelos filhos João e Olívia. Nesta sexta-feira (09), que antecede o Dia dos Pais, ele representa todos os homens do campo que transmitem a paixão pela vida rural como herança às próximas gerações.

“Meu pai é um homem pantaneiro e eu sou um pantaneirinho”, diz João Penna, de cinco anos, filho mais velho de Alexandre, ao contar que segue os passos do genitor.

Orgulhoso, o produtor se declara realizado ao ver as crianças interessadas pela vida no campo. “Eu tenho um amor muito grande nisso aqui e ter eles comigo só aumenta o sentimento. Eu não poderia pedir coisa melhor. Eles gostarem disso aqui, para mim, é muito bom e muito prazeroso”.

“Nós três juntos gostamos muito de pegar o carro e sair andando pela fazenda. Botar sal no cocho, ajudar o pessoal. Às vezes levar algo que vão precisar no campo. A Olívia vai comigo e o João vai em outra égua fazer o serviço”, complementa o pai.

A sucessão familiar é tradição na fazenda pantaneira. Tudo o que João e Olívia veem e aprendem com o pai, Alexandre também herdou dos antecessores. Ele é a quinta geração da família na administração da propriedade e relembra do tempo em que tinha a idade dos filhos e se divertia pela fazenda.

“Cada dia que passa eu me vejo mais neles. Brincando na terra com pés descalços, andando a cavalo no pelo e tendo essa convivência que eu tive quando pequeno. Eles estão tendo a oportunidade de crescer no meio disso”, destaca.

As raízes da Família Penna estão mais do que plantadas no chão pantaneiro. O amor pela região da Nhecolância se sobressai e é transmitido há décadas. A cada nova geração, a cultura é mantida.

 “A minha história e a da fazenda são uma só, eu não tenho memórias fora daqui. As férias eram aqui, junto com meu pai nas lidas diárias de uma fazenda pantaneira. Percorrer as grandes distâncias da fazenda a cavalo, comer um churrasco no campo, experiências que a gente só tem no Pantanal”, relembra o produtor.

O Senar/MS também participa da história da família, levando a Assistência Técnica e Gerencial para a bovinocultura de corte na propriedade. A vertente do programa específica para a região foi reformulada em 2021, considerando características e potencialidades do bioma

“Tivemos a grata supresa do Senar conseguir entrar no Pantanal com esse projeto de assistência técnico, porque o Pantanal é diferente. Então é uma iniciativa muito corajosa do Senar de fazer uma coisa bacana tendo esse olhar para a a região pantaneira”, finaliza o pantaneiro.

O Sistema Famasul deseja um Feliz Dia dos Pais a todos que fazem da vida no campo a maior herança deixada aos filhos.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Créditos: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Michael Franco

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Emirados Árabes Unidos fortalecem liderança em finanças islâmicas e mercado Halal

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram uma nova estratégia nacional para consolidar sua posição como referência mundial em finanças islâmicas e na indústria Halal....

Voucher Desenvolvedor: 238 alunos de cinco municípios já estão prontos para o mercado de tecnologia de MS

Com capacitação técnica gratuita e foco na empregabilidade, 238 alunos de cinco municípios de Mato Grosso do Sul estão concluindo o Programa Voucher Desenvolvedor...

Repronutri 2025 abordará o futuro da pecuária em dois dias de imersão em Campo Grande

Simpósio surge como oportunidade para o compartilhamento de experiências e troca de conhecimentos sobre uma das principais atividades econômicas de MS Nos dias 29 e...

Frigoríficos de MS retomam exportações após tarifa dos EUA

Após a imposição de tarifa de 50% pelos Estados Unidos sobre a carne bovina brasileira, frigoríficos de Mato Grosso do Sul já redirecionaram sua...