sábado, 29/11/2025

Espera por consulta com especialistas chega a 16 anos em MS

Fila de espera chega a 13.981 pessoas por exames e cirurgias de ortopedia no SUS. Pacientes de MS podem esperar até 16 anos para conseguirem realizar a primeira consulta na especialidade.

Os dados são do SISREG, desenvolvida pelo DataSUS, e divulgado ontem (8) no Diário Oficial do Estado. De acordo com a publicação, o tempo médio estimado para primeira consulta ortopédica de coluna é de 194,13 meses; ou seja; 16 anos e para a realização da consulta ortopédica de quadril são 103,64 meses o equivalente à 8 anos no Estado.

Em relação as cirurgias desta especialidade, segundo os dados divulgados, os pacientes esperam na fila em média 2 anos quando o caso é na coluna, e 1 ano e 3 meses para ser chamado para o procedimento do quadril. Levantamento publicado pelo Governo do Estado devido ao programa MS Saúde, que está lutando para zerar as filas para consultas e cirurgias de todas as especialidades em MS.

A SES informou que o motivo da demora tanto das consultas como das cirurgias se dá pela falta de hospitais habilitados para a realização dos procedimentos ortopédicos.

“Diante da atual situação das cirurgias de alta complexidade ortopédica no estado de Mato Grosso do Sul, a falta de hospitais habilitados para realizar esses procedimentos têm gerado graves consequências para a população, destacando-se longas filas de espera, desigualdades no acesso à saúde e a necessidade de deslocamento para outras regiões em busca de tratamento adequado”, segundo a SES.

Somente dois estabelecimentos de saúde são autorizados e habilitados para realizar este tipo de cirurgia no Estado pelo SUS, a Santa Casa e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.

“A média de cirurgias realizadas por ano nesses locais não tem sido suficiente para atender à demanda crescente, como evidenciado pelo grande número de pacientes aguardando avaliação ortopédica e pela quantidade significativa de procedimentos cirúrgicos judicializados”, informou a a SES.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Traficantes são capturados em Santa Rita do Pardo

A Polícia Civil de Santa Rita do Pardo, com apoio da Polícia Militar, realizou na última sexta-feira (21) uma operação para cumprir mandados de...

Brasil ganha primeira vacina nacional contra a dengue

A Anvisa aprovou nesta quarta-feira (26) a Butantan-DV, primeira vacina brasileira e primeira dose única do mundo contra a dengue. O imunizante, produzido pelo...

Mulher é morta a facadas em MS

Alliene Nunes Barbosa, de 50 anos, foi encontrada morta na noite de domingo (23) dentro de sua residência no bairro Vila Sulmar, em Dourados....

Carlos Bernardo prestigia sessão e destaca relevância do Legislativo de Ponta Porã

O empresário binacional Carlos Bernardo marcou presença na sessão ordinária da Câmara Municipal de Ponta Porã realizada nesta terça-feira, 25, quando ocorreu a 39ª sessão anual...