sábado, 6/12/2025

Espera por consulta com especialistas chega a 16 anos em MS

Fila de espera chega a 13.981 pessoas por exames e cirurgias de ortopedia no SUS. Pacientes de MS podem esperar até 16 anos para conseguirem realizar a primeira consulta na especialidade.

Os dados são do SISREG, desenvolvida pelo DataSUS, e divulgado ontem (8) no Diário Oficial do Estado. De acordo com a publicação, o tempo médio estimado para primeira consulta ortopédica de coluna é de 194,13 meses; ou seja; 16 anos e para a realização da consulta ortopédica de quadril são 103,64 meses o equivalente à 8 anos no Estado.

Em relação as cirurgias desta especialidade, segundo os dados divulgados, os pacientes esperam na fila em média 2 anos quando o caso é na coluna, e 1 ano e 3 meses para ser chamado para o procedimento do quadril. Levantamento publicado pelo Governo do Estado devido ao programa MS Saúde, que está lutando para zerar as filas para consultas e cirurgias de todas as especialidades em MS.

A SES informou que o motivo da demora tanto das consultas como das cirurgias se dá pela falta de hospitais habilitados para a realização dos procedimentos ortopédicos.

“Diante da atual situação das cirurgias de alta complexidade ortopédica no estado de Mato Grosso do Sul, a falta de hospitais habilitados para realizar esses procedimentos têm gerado graves consequências para a população, destacando-se longas filas de espera, desigualdades no acesso à saúde e a necessidade de deslocamento para outras regiões em busca de tratamento adequado”, segundo a SES.

Somente dois estabelecimentos de saúde são autorizados e habilitados para realizar este tipo de cirurgia no Estado pelo SUS, a Santa Casa e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.

“A média de cirurgias realizadas por ano nesses locais não tem sido suficiente para atender à demanda crescente, como evidenciado pelo grande número de pacientes aguardando avaliação ortopédica e pela quantidade significativa de procedimentos cirúrgicos judicializados”, informou a a SES.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Cassems: decisões judiciais reforçam a solidez e a legalidade da gestão

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) informa aos seus beneficiários que recentes decisões do Poder Judiciário...

Pecuária forte e safra robusta elevam PIB da agropecuária

A agropecuária brasileira continua mostrando sua força, sendo um dos principais pilares da economia do país. No terceiro trimestre, o setor registrou crescimento de...

Grupos da Copa de 2026 serão definidos nesta sexta

A Fifa realiza nesta sexta-feira (5), a partir das 14h (de Brasília), o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, em evento...

Campo-grandense que brilhou em Raul Gil e novela lança EP após anos de pausa na carreira

Bela Rabelo carrega a música na alma. Aos 49 anos, a cantora campo-grandense lança um novo EP que resgata sua trajetória e inaugura um...