sábado, 31/01/2026

Espera por consulta com especialistas chega a 16 anos em MS

Fila de espera chega a 13.981 pessoas por exames e cirurgias de ortopedia no SUS. Pacientes de MS podem esperar até 16 anos para conseguirem realizar a primeira consulta na especialidade.

Os dados são do SISREG, desenvolvida pelo DataSUS, e divulgado ontem (8) no Diário Oficial do Estado. De acordo com a publicação, o tempo médio estimado para primeira consulta ortopédica de coluna é de 194,13 meses; ou seja; 16 anos e para a realização da consulta ortopédica de quadril são 103,64 meses o equivalente à 8 anos no Estado.

Em relação as cirurgias desta especialidade, segundo os dados divulgados, os pacientes esperam na fila em média 2 anos quando o caso é na coluna, e 1 ano e 3 meses para ser chamado para o procedimento do quadril. Levantamento publicado pelo Governo do Estado devido ao programa MS Saúde, que está lutando para zerar as filas para consultas e cirurgias de todas as especialidades em MS.

A SES informou que o motivo da demora tanto das consultas como das cirurgias se dá pela falta de hospitais habilitados para a realização dos procedimentos ortopédicos.

“Diante da atual situação das cirurgias de alta complexidade ortopédica no estado de Mato Grosso do Sul, a falta de hospitais habilitados para realizar esses procedimentos têm gerado graves consequências para a população, destacando-se longas filas de espera, desigualdades no acesso à saúde e a necessidade de deslocamento para outras regiões em busca de tratamento adequado”, segundo a SES.

Somente dois estabelecimentos de saúde são autorizados e habilitados para realizar este tipo de cirurgia no Estado pelo SUS, a Santa Casa e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.

“A média de cirurgias realizadas por ano nesses locais não tem sido suficiente para atender à demanda crescente, como evidenciado pelo grande número de pacientes aguardando avaliação ortopédica e pela quantidade significativa de procedimentos cirúrgicos judicializados”, informou a a SES.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Coronel David articula na Seilog início imediato de pavimentação em bairros de Aparecida do Taboado

O deputado estadual Coronel David (PL) cumpriu agenda nesta quarta-feira (28) na Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), onde se reuniu com...

Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, manifesta apoio à criação de Código de Conduta para Ministros do STF

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira, manifestou apoio institucional à proposta de implementação de um...

Cães dos Bombeiros encontram corpo de jovem em Nova Lima

Cães farejadores do Corpo de Bombeiros localizaram, na manhã desta sexta-feira (30), o corpo de um jovem de 21 anos na região do Nova...

Brasil Lidera Exportações de Carne Angus

O Programa Carne Angus Certificada fechou 2025 com recordes de produção e exportação, impulsionado pela demanda global por carne premium e pela capacidade do...