sábado, 15/11/2025

Embaixada celebra Dia Nacional do Kuwait

São Paulo – A Embaixada do Kuwait no Brasil celebrou o Dia Nacional e Dia da Libertação do país nesta quarta-feira (21), trazendo para a comemoração temas que permeiam as relações do Kuwait com o Brasil e com o mundo. A embaixada informou que simplificou a celebração deste ano, realizando em menor escala do que em anos anteriores e sem atividades musicais em função dos acontecimentos na Faixa de Gaza.

Divulgação

Embaixador Al-Mansour com outros diplomatas da Embaixada do Kuwait

As datas destes dois dias especiais para o Kuwait são 25 e 26 de fevereiro, respectivamente. O Dia Nacional marca a independência do Kuwait desde 1961 e o Dia da Libertação do país, em 1991, da ocupação em conflito no Golfo.

Ao receber convidados para um almoço o embaixador do Kuwait, Talal Rashed Al-Mansour, descreveu progressos e valores do seu país e comentou as relações do Kuwait com o Brasil, que têm 56 anos. “Essas relações se caracterizam por muitos aspectos em comum nas posições dos dois países e são regidas pelos princípios da compreensão mútua e pelo respeito das resoluções da ONU (Nações Unidas) e a implementação das recomendações dos organismos internacionais relacionados”, disse.

Ele afirmou que existem enormes oportunidades de investimentos no Brasil, especialmente em energias renováveis, infraestrutura e segurança alimentar, e uma séria intenção em promover a cooperação econômica e comercial e aumentar os investimentos kuwaitianos no Brasil. “Nessa perspectiva, o Fundo Kuwaitiano para o Desenvolvimento Econômico Árabe e a Autoridade Geral de Investimentos podem desempenhar um papel importante na exploração de oportunidades de investimento existentes e concretizá-las para o benefício de ambas as partes”, afirmou.

O diplomata também expressou solidariedade ao povo palestino e ao seu sofrimento atual. “Devido à agressão israelense na Faixa de Gaza, que ceifou a vida de dezenas de milhares e feriu um grande número de vítimas, a maioria das quais eram crianças e mulheres, o Estado do Kuwait decidiu este ano reduzir os aspectos das celebrações por ocasião dos Dias Nacionais e de Libertação”, disse.

O secretário de África e de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte (na foto de abertura, com o embaixador Al-Mansour), esteve presente, assim como outras autoridades e diplomatas, entre eles o secretário-geral e CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour.

CRÉDITO: CÂMARA DE COMÉRCIO ÁRABE BRASILEIRA

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Terça, 11 de novembro de 2025. Hoje é dia do Instrutor de Educação Física Faltam 44 dias para o Natal. MANCHETES DO CORREIO DO ESTADO: - CNJ começa...

IBAMA Desmantela Estrutura Aérea de Garimpo Ilegal no Pará

O IBAMA realizou, nesta quinta-feira (13), a Operação Xapiri Karuana, desarticulando uma logística aérea usada por garimpeiros ilegais na Floresta dos Angelins Gigantes, em...

Com 1.131 novas empresas abertas em outubro, MS completa 10 meses seguidos de crescimento

Pelo décimo mês consecutivo, Mato Grosso do Sul avança na abertura de novas empresas. Em outubro, foram registradas 1.131 novas firmas, conforme balanço divulgado...

Viatura da PM se envolve em grave acidente em Iguatemi

O policial militar Cabo Cavanha morreu durante um acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira (12), em Iguatemi. Ele seguia em uma viatura do...