domingo, 8/02/2026

DOURADOS: Após 30 anos, Parque Alvorada deixa de sofrer com alagamentos

Chuvas recentes testaram e comprovaram a eficácia do novo sistema de escoamento

As históricas enchentes que castigavam o bairro Parque Alvorada, em Dourados, especialmente na região da Rua Monte Alegre, finalmente chegaram ao fim. A Prefeitura executou um amplo projeto de drenagem, com a instalação de bocas de dragão e modernização das galerias pluviais, solucionando um problema que durava mais de 30 anos.

A terceira e última etapa das obras foi concluída em julho e já mostrou resultados. Uma chuva recente, de 31,5 milímetros, serviu como teste para o novo sistema, que respondeu com eficiência: nenhuma casa foi alagada. Moradores, antes acostumados com prejuízos e transtornos, agora respiram aliviados.

Márcio Gonçalves, morador e comerciante da região, elogiou a mudança. “Nem parece que aqui alagava. Até retiramos as barreiras que usávamos para conter a água”, disse. Ele reforça que a estrutura tem se mostrado resistente mesmo com volumes altos de chuva.

As bocas de dragão, instaladas estrategicamente, funcionam como grandes ralos, captando a água das ruas e levando-a para as galerias subterrâneas. Além disso, a ligação da tubulação na Rua Afonso Pena e obras complementares na Avenida Júlio Marques de Almeida aumentaram a eficiência do sistema.

O prefeito Marçal Filho acompanhou de perto os trabalhos e destacou que o modelo aplicado será referência para outras regiões da cidade. “Esse é o padrão de qualidade que buscamos para todas as obras em Dourados”, afirmou.

Segundo o secretário Luis Roberto Martins, a obra foi pensada para garantir durabilidade e segurança, e ainda será monitorada. A intervenção integra um plano maior de urbanização e combate aos efeitos das chuvas em bairros vulneráveis.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Deixe o guarda-chuva ‘na mão’: chuvarada só passa no final da semana, indica Cemtec

A primeira semana de fevereiro vai ser de tempo instável em Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão do tempo, as chuvas...

Justiça mantém prisão de advogado ligado ao jogo do bicho

Rhiad Abdulahad assume lugar do pai em organização criminosa, diz Gaeco A Justiça negou liberdade ao advogado Rhiad Abdulahad, um dos 18 presos na quarta...

As Dez Mais

Quinta, 5 de fevereiro de 2026. Hoje é dia do Dermatologista. Faltam 12 dias para o Carnaval. Manchetes do Correio do Estado: “Enchente no rio Aquidauana pode ser...

MPMS apura indícios de desmatamento ilegal no Pantanal

Inquérito civil busca verificar danos ambientais e responsabilidades O MPMS instaurou inquérito civil para apurar a regularidade jurídico-ambiental de uma suposta supressão de vegetação nativa...