domingo, 22/12/2024

COSTA RICA: Um refúgio de união, alegria e dignidade para os idosos do município

O Centro de Convivência do Idoso – Conviver, se destaca como um importante espaço dedicado ao envelhecimento saudável e à promoção da sociabilidade entre os idosos da cidade de Costa Rica/MS. Com uma proposta de acolhimento e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o Conviver oferece uma variedade de atividades gratuitas que visam resgatar a dignidade e o protagonismo dos idosos na sociedade.


Administrado pelo poder público municipal e vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Conviver tem atraído, atualmente, cerca de 250 idosos que participam ativamente de suas propostas. O centro não apenas proporciona um ambiente de interação, mas também promove diversas atividades socioeducativas, intergeracionais e de lazer.
 
Entre as atividades oferecidas, destacam-se aulas de ginástica, hidroginástica, jogos recreativos, dança de salão e cursos de bordados em vagonite. As aulas de bordado ocorrem três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, enquanto as aulas de dança são realizadas duas vezes por semana, das 16h às 17h. Além disso, o tradicional “Baile da Melhor Idade” acontece às quintas-feiras (alternadas) das 18h às 22h e domingos, das 14h às 18h, reunindo idosos ao som de artistas locais.
 
Outros benefícios que também podem ser destacados são: a quebra do preconceito com o processo de envelhecimento, a troca de experiências dos mais maduros com os mais jovens, o fortalecimento de laços afetivos e a transferência de cultura e valores, favorecendo assim, a construção de uma sociedade mais respeitosa e tolerante.
 
A coordenadora do Conviver, Sônia Ferraz, destaca a importância de um planejamento coletivo nas atividades, onde usuários e profissionais colaboram para a construção do cronograma. “Buscamos sempre envolver os idosos neste processo, respeitando suas vontades e promovendo a participação social”, afirma Sônia.


O espaço também promove um Café da Manhã mensal em homenagem aos aniversariantes do período, fortalecendo os laços de amizade e convívio entre os participantes. O secretário de Assistência Social, Antônio Divino Félix Rodrigues, reforça que “resgatar a dignidade do idoso é uma prioridade da atual gestão”, refletindo um compromisso com a inclusão e valorização deste público.
 
O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, elogia o trabalho desenvolvido pelo Conviver, reconhecendo a importância de espaços que promovam a autonomia e a qualidade de vida dos idosos. “Estamos aqui para apoiar e valorizar nossos cidadãos mais experientes, garantindo que tenham acesso a atividades que promovam saúde e bem-estar”, ressalta o prefeito.
 
Não apenas um centro de atividades, o Conviver também realiza o concurso Miss e Mister Terceira Idade, a Festa Junina com trajes, comidas típicas e participação do Grupo de Danças e um dos maiores encontros regionais. Participa ativamente de encontros regionais em outros municípios e jogos, fortalecendo ainda mais os vínculos sociais e a amizade entre os idosos da região. O sucesso do projeto é um exemplo de como políticas públicas podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, garantindo um envelhecimento ativo e feliz.
 
O Conviver, se estabelece como um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde os idosos podem se sentir valorizados e protagonistas de suas histórias.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Papai Noel é assaltado no Guarujá

No último domingo (15), um homem fantasiado de Papai Noel e outras quatro pessoas foram vítimas de um assalto no Parque Enseada, no Guarujá,...

Governo de MS discute em Brasília projetos de infraestrutura que vão impulsionar economia do Estado

Em reunião em Brasília nesta quarta-feira (18), o governador Eduardo Riedel discutiu vários projetos de interesse de Mato Grosso do Sul. No encontro com...

Real Madrid goleia Pachuca e conquista a Copa Intercontinental com show de Vini Jr.

O Real Madrid não deu margem para surpresas e venceu o Pachuca, do México, por 3 a 0, na final da Copa Intercontinental 2024,...

Empresário Maickon Ramos, dono da Cantina Mato Grosso, morre de infarto aos 36 anos

Maickon Ramos Nascimento de Azevedo (36) faleceu na tarde de quinta-feira (19) após sofrer um infarto fulminante em Campo Grande. Proprietário da tradicional Cantina...