quinta-feira, 18/09/2025

Coronel David recebe homenagem especial no 37º aniversário da PMA

O deputado estadual Coronel David (PL) foi homenageado durante a solenidade de celebração dos 37 anos da PMA (Polícia Militar Ambiental), realizada na manhã desta quarta-feira (27), em Campo Grande. Entre os anos 2000 e 2002, o parlamentar ocupou o cargo de comandante da unidade, desempenhando um papel fundamental na coordenação das equipes de fiscalização ambiental em todo o território do Mato Grosso do Sul, uma área de 357.124,96 km², sendo 86.260 km² somente no Pantanal.

“Enfrentamos diversas batalhas para consolidar a PMA como referência entre as polícias militares do país. Parabenizo esses dedicados homens e mulheres que, há quase quatro décadas, combatem crimes ambientais e protegem nossa sociedade”, disse Coronel David durante a comemoração.

Além das homenagens, foram entregues viaturas e embarcações que reforçarão as operações de repressão e prevenção contra os crimes e infrações ambientais, proteção dos recursos naturais do estado, especialmente na defesa da biodiversidade e dos ecossistemas únicos do Pantanal.

Inicialmente criada para combater a caça indiscriminada de jacarés, a Polícia Militar Ambiental evoluiu para se tornar a maior unidade da PMMS, contando com 360 homens e mulheres dedicados em todo o estado.

A PMA entrou em uma nova etapa de sua história com a criação do CPAmb (Comando de Policiamento Ambiental) e a instauração de um segundo batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediado em Dourados.

Destaca-se entre as iniciativas desenvolvidas pela polícia ambiental o Projeto Florestinha, programa socioambiental destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, criado em 1992. Dessa forma, a PMA não apenas cumpre seu papel de fiscalização e aplicação da lei, mas também investe ativamente na formação de uma sociedade sustentável com sensibilidade ambiental.

O Núcleo Técnico Ambiental disponibiliza o uso de drones que permite aos agentes uma visão detalhada de áreas de difícil acesso ou grande extensão, facilitando a identificação de atividades ilegais, como desmatamento, pesca predatória e caça ilegal.

“A tecnologia aliada à segurança territorial não apenas aumenta a eficácia das operações de fiscalização, mas também contribui para fortalecer a segurança dos policiais e para a preservação dos recursos naturais”, destacou o Coronel David.

A solenidade contou com a presença do vice-governador Barbosinha, do comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, do comandante do Comando de Policiamento Ambiental da PMMS – CPAMB, coronel José Carlos Rodrigues, e do comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental da PMMS – 1º BPMA, tenente-coronel Cleiton Douglas da Silva; comandante-geral do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Frederico Reis Pouso Salas; além de outras autoridades civis e militares.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Campo Grande joga com força total na copa assomasul em busca do bicampeonato

Campo Grande está pronta para brilhar na 21ª edição da Copa Assomasul de Futebol Amador. O maior campeonato da categoria no Centro-Oeste, é organizado...

Secretaria da mulher conclui semana de cursos de capacitação em Campo Grande

De 8 a 12 de setembro, a Secretaria Executiva da Mulher (SEMU) promoveu mais uma semana de atividades voltadas à formação e ao fortalecimento...

Sábado tem plantão de vacinação em Shopping da Capital 

Neste sábado (13), a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) irá ofertar plantão de vacinação em um shopping da...

Voto de Cármen Lúcia pode definir condenação de Bolsonaro no STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento da trama golpista com o voto decisivo da ministra Cármen Lúcia, que pode consolidar...