quarta-feira, 30/07/2025

Coronel David conclama autoridades para reforçar combate ao feminicídio em MS

Diante da trágica morte da jornalista Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio na última quarta-feira (12), o deputado estadual Coronel David (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), e o presidente do Parlamento, deputado Gerson Claro (PP), convocaram reunião para discutir providências e aprimorar medidas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

O encontro desta terça-feira (18), às 8h, na sala de reuniões da Presidência da Casa de Leis, promove um debate amplo sobre as ações adotadas no caso da jornalista e propor soluções para tornar os procedimentos de atendimento mais eficazes e seguros.

Para essa discussão, foram convidados representantes do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além de autoridades ligadas ao movimento Todas por Elas, que atua na defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A reunião será um espaço para avaliar o atendimento prestado à vítima, identificar falhas e buscar estratégias eficazes para ampliar a proteção e a resposta do Estado diante da violência contra as mulheres”, explicou David.

Coronel David reforçou a necessidade de um esforço conjunto entre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo para combater o feminicídio e garantir mais segurança às mulheres sul-mato-grossenses.

“Cada vida perdida para a violência doméstica representa um fracasso do sistema de proteção. Precisamos unir forças para fortalecer os mecanismos de prevenção e garantir que casos como o da Vanessa não se repitam”, destacou Coronel David.

Foram convidados o procurador-geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Junior; o desembargador-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Dorival Renato Pavan; a desembargadora do TJMS e coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Jaceguara Dantas da Silva; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; e o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupersio Degerone Lucio.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

SIMPOSPETRO-MS firma parceria com Clínica Odonto Black para oferecer benefícios exclusivos a seus associados

O Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Mato Grosso do Sul (Simpospetro-MS) anunciou uma nova parceria...

Sindesp-MS realiza arraiá em comemoração ao Dia do Despachante

Evento festivo celebra a união da categoria sob a liderança do presidente Márcio Barbosa O Sindicato dos Despachantes Documentalistas do Estado de Mato Grosso do...

Seduc Sub-17 brilha e conquista 3º lugar em torneio internacional

O time sub-17 do SEDUC, de Anastácio (MS), conquistou o terceiro lugar na Copa Internacional de Icaraíma, disputada no Paraná. A vitória veio após...

Defesa Civil une forças para combater seca no Pantanal

Uma missão técnica da Defesa Civil Nacional estará em Mato Grosso do Sul para alinhar ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica...