segunda-feira, 10/11/2025

Coronel David conclama autoridades para reforçar combate ao feminicídio em MS

Diante da trágica morte da jornalista Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio na última quarta-feira (12), o deputado estadual Coronel David (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), e o presidente do Parlamento, deputado Gerson Claro (PP), convocaram reunião para discutir providências e aprimorar medidas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

O encontro desta terça-feira (18), às 8h, na sala de reuniões da Presidência da Casa de Leis, promove um debate amplo sobre as ações adotadas no caso da jornalista e propor soluções para tornar os procedimentos de atendimento mais eficazes e seguros.

Para essa discussão, foram convidados representantes do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além de autoridades ligadas ao movimento Todas por Elas, que atua na defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A reunião será um espaço para avaliar o atendimento prestado à vítima, identificar falhas e buscar estratégias eficazes para ampliar a proteção e a resposta do Estado diante da violência contra as mulheres”, explicou David.

Coronel David reforçou a necessidade de um esforço conjunto entre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo para combater o feminicídio e garantir mais segurança às mulheres sul-mato-grossenses.

“Cada vida perdida para a violência doméstica representa um fracasso do sistema de proteção. Precisamos unir forças para fortalecer os mecanismos de prevenção e garantir que casos como o da Vanessa não se repitam”, destacou Coronel David.

Foram convidados o procurador-geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Junior; o desembargador-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Dorival Renato Pavan; a desembargadora do TJMS e coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Jaceguara Dantas da Silva; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; e o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupersio Degerone Lucio.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Luiza Ribeiro cobra retomada de políticas de igualdade racial em Campo Grande

Vereadora se reúne com Rede FortaleSer e alerta para retrocessos na estrutura municipal de promoção da igualdade A vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão...

PPA: vereador Otávio Trad, presidente da comissão de Finanças e Orçamento entrega relatório final com 347 emendas aptas

A Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Otávio Trad (PSD) entregou a Mesa Diretora da Casa de Leis, na sessão desta terça-feira...

FAMBRAS Halal recebe comitiva empresarial de Bangladesh em visita institucional

A FAMBRAS Halal recebeu, na última terça-feira (4), representantes de importantes organizações e empresas do Bangladesh em uma visita institucional marcada pela troca de...

Lei da liberdade econômica impulsiona alta de 19% em novos negócios na capital

Um ano após a implementação da Lei de Liberdade Econômica, Campo Grande colhe resultados expressivos no ambiente de negócios. Entre janeiro e setembro de...