Um estudo da Fiocruz, divulgado nesta terça-feira (5), revela que o consumo de álcool é responsável por 12 mortes a cada hora no Brasil, totalizando 104,8 mil óbitos em 2019. A pesquisa, que estimou os custos diretos e indiretos do álcool no país, aponta que 86% das mortes envolvem homens, com destaque para doenças cardiovasculares, acidentes e violência. As mulheres representam 14% dos óbitos, sendo mais afetadas por doenças cardíacas e cânceres relacionados ao álcool.
O estudo estima que o impacto financeiro do consumo de álcool no Brasil foi de R$ 18,8 bilhões em 2019, com custos diretos ao SUS somando R$ 1,1 bilhão. A maior parte desse valor (78%) está associada aos homens. O pesquisador Eduardo Nilson, responsável pela pesquisa, alerta que os números apresentados são conservadores, já que o estudo não incluiu dados sobre o setor privado de saúde nem os custos em níveis estaduais e municipais.
Além disso, o estudo destaca que, embora o consumo de álcool seja mais prevalente entre os homens, as mulheres buscam mais os serviços de saúde, o que pode explicar a maior participação feminina nos atendimentos ambulatoriais relacionados ao álcool.