domingo, 6/07/2025

Com tempo firme, prefeitura retoma obras de recuperação dos estragos causados pela chuva

Com a trégua das chuvas, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e das empresas terceirizadas retomaram as obras de recuperação dos danos provocados pelas últimas tempestades, principalmente na Chácara dos Poderes, onde uma rua precisou ser interditada devido a uma erosão, e na Rua da Divisão, no bairro Parati.

Na Chácara dos Poderes, será realizada a reconstrução da tubulação do sistema de drenagem, que foi arrancada pela enxurrada na semana passada, além da recomposição do aterro e da estrada. Conforme relataram moradores, o buraco se formou devido ao desvio do fluxo da água que descia pela NE-1, após um morador ter fechado a estrada EW-1. Isso alterou o curso natural da enxurrada, que anteriormente seguia pela EW-1 até a bacia de amortecimento em construção no final da Rua Urupês, na divisa entre o Jardim Noroeste e a Chácara dos Poderes. No sábado, a Sisep desobstruiu a via, restabelecendo o fluxo normal da água da chuva.

Ainda na Chácara dos Poderes, a Sisep intensificou os serviços de patrolamento e cascalhamento das estradas, especialmente nas rotas alternativas utilizadas durante a interdição da SE-1.

As obras seguem firmes também na Rua da Divisão, onde a chuva abriu uma cratera ao lado da ponte. Na semana passada, a enxurrada danificou a tubulação do sistema de drenagem. Além da recomposição do aterro para fechar a cratera, está sendo realizada a reconstrução do sistema de drenagem.

Na Avenida Ernesto Geisel, estão sendo preparadas as estruturas necessárias para a recolocação das placas de concreto que foram danificadas durante o temporal. Estão sendo organizados os materiais e as máquinas que serão utilizadas na obra. Na segunda-feira (5), os trabalhos terão início em frente ao Centro de Belas Artes, onde o impacto foi menor. Já em frente ao Hospital do Câncer, a intervenção será mais complexa, pois será necessário refazer a estrutura das paredes de concreto que desabaram, além da recomposição do aterro.

Na Avenida Filinto Müller, em frente ao Lago do Amor, as equipes da Sisep intensificaram os trabalhos de recomposição da calçada e do meio-fio. No temporal do último dia 18 de março, o lago voltou a transbordar, e a força da água arrastou parte do aterro nas proximidades do extravasor. Para conter novos desmoronamentos, foram colocadas pedras de grande porte na área afetada. A solução surtiu o efeito esperado: mesmo com o novo transbordamento ocorrido durante a chuva da semana passada, a estrutura construída resistiu sem danos, mesmo antes da aplicação do concreto.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PRF intercepta transporte ilegal de prata na BR-262

A PRF apreendeu 49,2 Kg de minério de prata na manhã desta quinta-feira (3), durante fiscalização de rotina na BR-262. A apreensão ocorreu após...

Câmara aprova ar-condicionado obrigatório em novos ônibus de Campo Grande

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na última quinta-feira (26) o Projeto de Lei 11.636/25, que torna obrigatória a instalação de ar-condicionado em...

As Dez Mais

Terça, 01 de julho de 2025. Hoje é o Dia Mundial da Arquitetura Manchetes dos diários de Campo Grande: CORREIO DO ESTADO: CPI da “pizza” custa mais...

Polícia Civil recupera quatro veículos em Campo Grande

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul recuperou quatro veículos durante ações realizadas entre os dias 30 de junho e 1º de julho,...