sábado, 15/11/2025

Com tempo firme, prefeitura retoma obras de recuperação dos estragos causados pela chuva

Com a trégua das chuvas, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e das empresas terceirizadas retomaram as obras de recuperação dos danos provocados pelas últimas tempestades, principalmente na Chácara dos Poderes, onde uma rua precisou ser interditada devido a uma erosão, e na Rua da Divisão, no bairro Parati.

Na Chácara dos Poderes, será realizada a reconstrução da tubulação do sistema de drenagem, que foi arrancada pela enxurrada na semana passada, além da recomposição do aterro e da estrada. Conforme relataram moradores, o buraco se formou devido ao desvio do fluxo da água que descia pela NE-1, após um morador ter fechado a estrada EW-1. Isso alterou o curso natural da enxurrada, que anteriormente seguia pela EW-1 até a bacia de amortecimento em construção no final da Rua Urupês, na divisa entre o Jardim Noroeste e a Chácara dos Poderes. No sábado, a Sisep desobstruiu a via, restabelecendo o fluxo normal da água da chuva.

Ainda na Chácara dos Poderes, a Sisep intensificou os serviços de patrolamento e cascalhamento das estradas, especialmente nas rotas alternativas utilizadas durante a interdição da SE-1.

As obras seguem firmes também na Rua da Divisão, onde a chuva abriu uma cratera ao lado da ponte. Na semana passada, a enxurrada danificou a tubulação do sistema de drenagem. Além da recomposição do aterro para fechar a cratera, está sendo realizada a reconstrução do sistema de drenagem.

Na Avenida Ernesto Geisel, estão sendo preparadas as estruturas necessárias para a recolocação das placas de concreto que foram danificadas durante o temporal. Estão sendo organizados os materiais e as máquinas que serão utilizadas na obra. Na segunda-feira (5), os trabalhos terão início em frente ao Centro de Belas Artes, onde o impacto foi menor. Já em frente ao Hospital do Câncer, a intervenção será mais complexa, pois será necessário refazer a estrutura das paredes de concreto que desabaram, além da recomposição do aterro.

Na Avenida Filinto Müller, em frente ao Lago do Amor, as equipes da Sisep intensificaram os trabalhos de recomposição da calçada e do meio-fio. No temporal do último dia 18 de março, o lago voltou a transbordar, e a força da água arrastou parte do aterro nas proximidades do extravasor. Para conter novos desmoronamentos, foram colocadas pedras de grande porte na área afetada. A solução surtiu o efeito esperado: mesmo com o novo transbordamento ocorrido durante a chuva da semana passada, a estrutura construída resistiu sem danos, mesmo antes da aplicação do concreto.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MC Tuto reúne estrelas do funk e grava o grandioso audiovisual “2T Ecléttico”

Indicado ao Grammy Latino, o artista contou com participações de MC Hariel, Don Juan e outros cantores

Ribas do Rio Pardo recebe comitiva de Bataguassu para troca de experiências sobre desenvolvimento e gestão

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo recebeu nesta terça-feira (04) a comitiva da Prefeitura de Bataguassu, liderada pelo prefeito em exercício Cleyton Silva,...

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

O deputado estadual Coronel David (PL), referência na área de segurança pública em Mato Grosso do Sul, fez um posicionamento sobre a polêmica envolvendo...

Brasil segue livre do sarampo, apesar de novos casos confirmados

O Brasil registrou 37 casos de sarampo neste ano, com três novas infecções identificadas em Primavera do Leste (MT). Apesar do aumento, o país...