sexta-feira, 30/01/2026

Com menor número de notificações em 3 anos, prefeitura intensifica ações contra Aedes 

Mesmo com o menor registro de notificações de dengue em três anos, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor dessa e outras arboviroses. 

Conforme o boletim divulgado pela pasta na última terça-feira (12), a Capital possui, até o dia 08 de março, 1030 notificações de dengue, número significativamente inferior aos anos anteriores, onde este quantitativo era registrado somente em janeiro ou fevereiro. 

Neste ano adotou-se uma modalidade inovadora para o “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação Contra a Dengue”, onde serão realizadas ações de combate ao mosquito simultaneamente. Em um primeiro momento, serão realizadas visitações domiciliares nas sete regiões urbanas do município para remoção de possíveis criadouros do Aedes aegypti. 

A primeira fase, iniciou-se na última segunda-feira (10), e tem previsão para ser concluída neste sábado (15), acontece em 8 bairros: Jardim Aero Rancho, Rita Vieira, São Franscisco, Caiçara, Vila Sobrinho, Jardim Noroestes e Chácara dos Poderes e no Coronel Antonino. 

“Nós percebemos que o trabalho de controle de vetores tem sido muito eficiente desde 2021, porque nosso último decreto de emergência foi em 2020. Muita gente atribui essa eficiência ao Wolbachia, mas precisamos lembrar que essa é uma ferramenta complementar, o descarte adequado de possíveis criadouros ainda é a melhor forma de combate ao Aedes, e esse serviço está sendo realizado com primor pela nossa equipe”, comenta a superintendente de vigilância em saúde e ambiental, Veruska Lahdo. 

O coordenador de combate a endemias vetoriais, Vagner Ricardo dos Santos, reforça que a intensificação das ações é uma estratégia para evitar que o município passe por um novo cenário de epidemia.  

“Nós não precisamos esperar que uma região apresente altos índices de infestações para começar a agir no combate ao vetor, é necessário nos antecipar, caso contrário a mobilização precisa ser muito maior”, reforça. 

A partir da próxima segunda-feira (17), a segunda etapa desta primeira fase acontece nos bairros Alves Pereira, Dr. Albuquerque, Amambaí, Vila Bandeirante, Santo Antônio, Jardim Veraneio, Estrela Dalva e Mata do Segredo. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

SIF completa 111 anos como pilar da segurança alimentar no Brasil

Serviço de Inspeção Federal garante qualidade, controle sanitário e confiança aos produtos de origem animal Criado em 27 de janeiro de 1915, o Serviço de...

Dólar cai a R$ 5,19 e bolsa interrompe recordes

Num dia marcado por intensa volatilidade, o dólar comercial fechou nesta quinta-feira (29) vendido a R$ 5,194, recuo de 0,22%, registrando o menor valor...

Azambuja defende união da direita nas eleições

O ex-governador de Mato Grosso do Sul e presidente regional do PL, Reinaldo Azambuja, utilizou as redes sociais para defender a união das forças...

Funsat levanta recorde de inscrições em circuito itinerante do Primt maior em 2026

Após dez dias de triagem, a equipe de Serviço Social da Funsat (Fundação Social do Trabalho) registrou 1.100 inscrições para o Cadastro Reserva do...