sábado, 15/11/2025

Com menor número de notificações em 3 anos, prefeitura intensifica ações contra Aedes 

Mesmo com o menor registro de notificações de dengue em três anos, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor dessa e outras arboviroses. 

Conforme o boletim divulgado pela pasta na última terça-feira (12), a Capital possui, até o dia 08 de março, 1030 notificações de dengue, número significativamente inferior aos anos anteriores, onde este quantitativo era registrado somente em janeiro ou fevereiro. 

Neste ano adotou-se uma modalidade inovadora para o “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação Contra a Dengue”, onde serão realizadas ações de combate ao mosquito simultaneamente. Em um primeiro momento, serão realizadas visitações domiciliares nas sete regiões urbanas do município para remoção de possíveis criadouros do Aedes aegypti. 

A primeira fase, iniciou-se na última segunda-feira (10), e tem previsão para ser concluída neste sábado (15), acontece em 8 bairros: Jardim Aero Rancho, Rita Vieira, São Franscisco, Caiçara, Vila Sobrinho, Jardim Noroestes e Chácara dos Poderes e no Coronel Antonino. 

“Nós percebemos que o trabalho de controle de vetores tem sido muito eficiente desde 2021, porque nosso último decreto de emergência foi em 2020. Muita gente atribui essa eficiência ao Wolbachia, mas precisamos lembrar que essa é uma ferramenta complementar, o descarte adequado de possíveis criadouros ainda é a melhor forma de combate ao Aedes, e esse serviço está sendo realizado com primor pela nossa equipe”, comenta a superintendente de vigilância em saúde e ambiental, Veruska Lahdo. 

O coordenador de combate a endemias vetoriais, Vagner Ricardo dos Santos, reforça que a intensificação das ações é uma estratégia para evitar que o município passe por um novo cenário de epidemia.  

“Nós não precisamos esperar que uma região apresente altos índices de infestações para começar a agir no combate ao vetor, é necessário nos antecipar, caso contrário a mobilização precisa ser muito maior”, reforça. 

A partir da próxima segunda-feira (17), a segunda etapa desta primeira fase acontece nos bairros Alves Pereira, Dr. Albuquerque, Amambaí, Vila Bandeirante, Santo Antônio, Jardim Veraneio, Estrela Dalva e Mata do Segredo. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Zé Teixeira solicita recursos para hospitais de Dourados e Maracaju

A rede hospitalar bem estruturada no interior de Mato Grosso do Sul garante atendimento mais humanizado e imediato, além de reduzir a sobrecarga da...

Paleari anuncia investimento milionário em indústria de amendoim e reforça avanço econômico de Nova Alvorada do Sul

O prefeito José Paulo Paleari confirmou nesta quinta-feira (13) mais um importante passo para o fortalecimento econômico de Nova Alvorada do Sul: a doação de...

Brasil vence Paraguai nos pênaltis e avança no Mundial Sub-17

Em duelo válido pelos 16 avos de final do Mundial Sub-17, o Brasil superou o Paraguai nos pênaltis e garantiu vaga nas oitavas. Mesmo...

Servidores protestam contra redução de salários e discutem paralisação em Bela Vista

Servidores públicos municipais de Bela Vista, cidade a 323 km de Campo Grande, foram até a Câmara de Vereadores, na sessão ordinária desta segunda-feira (10), protestar...