Com investimento de R$ 5 milhões e apoio do deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), a Caravana da Castração será lançada em junho em Mato Grosso do Sul. O projeto, que tem como objetivo a castração gratuita de mais de 20 mil cães e gatos, foi apresentado na última quinta-feira (24), durante capacitação realizada em Campo Grande com servidores de dez municípios da região do Pantanal.
A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos dos Animais (Suprova) e conta com recursos oriundos de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke (Podemos). Segundo Caravina, a proposta foi articulada ainda durante sua gestão como secretário de Governo.
“Convencemos a senadora Soraya a investir na causa animal. É inédito para a região Centro-Oeste”, afirmou o parlamentar, que reforçou o impacto positivo da ação na saúde pública e na conscientização da população.
A primeira fase da caravana passará por dez cidades do Pantanal, como Bonito, Corumbá e Miranda, priorizando áreas com altos índices de animais de rua e zoonoses. Com agendamento pelo sistema SIGPET, o atendimento será descentralizado, com o ônibus permanecendo cerca de quatro dias em cada cidade.
Com o lema “Castrar é um ato de amor”, o programa coloca MS na vanguarda da proteção animal no Brasil.