quarta-feira, 9/07/2025

Capital da Rota Bioceânica protagoniza evento focado no empreendedorismo feminino

Campo Grande se consolida no cenário do desenvolvimento internacional ao sediar o Femedi Summit, evento que reúne mulheres empreendedoras, lideranças políticas, especialistas em comércio exterior e representantes de países que compõem a Rota Bioceânica. O encontro, que acontece nos dias 11 e 12 de julho, no auditório do Sebrae/MS, reúne empreendedoras interessadas em impulsionar seus negócios internacionalmente, contando com painéis, palestras e feira de negócios.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), fomenta negócios locais e incentiva ações de inserção nos mercados globais. A iniciativa da Federação das Mulheres no Desenvolvimento Internacional (Femedi) insere as mulheres nas cadeias produtivas impulsionadas pela nova rota logística, que promete transformar o perfil econômico da América do Sul.

Dentre as ações da Prefeitura para dar impulso ao empreendedorismo feminino está a Sala da Mulher Empreendedora, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae. “Esse projeto vem trazer oportunidades reais para as empreendedoras da Capital, capacitando essas mulheres, tirando-as da informalidade e profissionalizando o trabalho, pensando no futuro. Iniciativas como essa formalizam negócios, geram empregos e dão independência financeira, além de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade ou rompimento de ciclo de violência”, pontua a prefeita Adriane Lopes.

O secretário da Semades, Ademar Silva Jr., pontua que o poder público promove o desenvolvimento econômico ao fortalecer o protagonismo feminino nos negócios internacionais e incentivar conexões estratégicas. “Iniciativas públicas para fomentar o Corredor Bioceânico têm se intensificado nos últimos anos, programas de incentivo ao empreendedorismo, turismo e capacitação de mão de obra local têm sido implementados para garantir que as comunidades ao longo do trajeto também se beneficiem do potencial econômico e social gerado pela nova rota de integração sul-americana”, afirma.

O SUMMIT vai apresentar caminhos reais para os produtos e serviços das micro e pequenas empresas locais entrarem no mercado internacional, unindo sustentabilidade e inovação, além do uso estratégico do Corredor Bioceânico. Para Rafaela Capelari, presidente da FEMEDI, o Summit representa um marco na trajetória das mulheres empreendedoras de Campo Grande, integrando redes internacionais, suporte institucional, protagonismo feminino e oportunidades reais de negócio.

Com painéis, rodas de conversa e oportunidades de networking, o Femedi Summit irá apresentar cases de sucesso de mulheres que estão abrindo caminhos na exportação, no turismo internacional, na inovação tecnológica e na diplomacia comercial. A programação também abordará temas como acesso a crédito, capacitação para o mercado externo e o impacto das políticas públicas de integração regional.

Para o Gerente de Integração e Parcerias, Paulo César Fialho – a internacionalização é uma estratégia viável para o crescimento dos negócios locais e Campo Grande constitui polo emergente para o empreendedorismo feminino, com um ecossistema favorável e conectado ao mundo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Capacitação profissional: MS qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social

Com o objetivo de dar capacitação profissional, incentivar o empreendedorismo e a mobilidade social, o MS Qualifica oferece diversos cursos gratuitos na Capital e...

Dr. Luiz Ovando se opõe à legalização dos jogos de azar

O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS), vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, reiterou sua oposição ao Projeto de Lei 2.234/2022, que propõe a legalização...

DEFESA AÉREA – FAB testa reação com caça e antidrone para segurança do BRICS

A FAB realizou na quinta-feira (3) um exercício de defesa aérea na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, em preparação para...

PF mira lavagem de dinheiro ligada ao tráfico em nova operação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG) deflagrou nesta quarta-feira (2/7) a "Operação Rota Clandestina" para combater a lavagem de dinheiro proveniente...