sexta-feira, 26/12/2025

Campo Grande cria selo da agricultura familiar para valorizar produção local

A agricultura familiar de Campo Grande ganhou um importante instrumento de valorização com a sanção da Lei n. 7.454, em 23 de julho de 2025. A nova legislação institui o Selo da Agricultura Familiar, uma certificação que assegura a procedência, identidade e qualidade dos produtos oriundos desse segmento. A iniciativa vem ampliar e dar visibilidade à produção local abrindo oportunidades aos pequenos produtores.

Com o selo, os produtos poderão ser facilmente identificados em feiras, mercados e demais pontos de venda, fortalecendo a confiança do consumidor. A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Sustentabilidade (SEMADES), pretende, ainda, criar novas feiras e ações de apoio à comercialização como forma de impulsionar a visibilidade dos produtos da agricultura familiar.

“Objetivamos que a nova política contribuir ainda mais para o fortalecimento da agricultura familiar em Campo Grande, promovendo renda, inclusão social e alimentação saudável para a população”, diz o secretário da SEMADES, Ademar Silva Jr.

Como faço para ter o selo?

Para obter o selo, os produtores deverão estar cadastrados no Cadastro Municipal de Produtor Rural e em conformidade com os órgãos fiscalizadores. No caso de produtos de origem animal, será obrigatória a inspeção sanitária e o registro no Selo de Inspeção Municipal (SIM), garantindo que os alimentos atendam às normas sanitárias vigentes.

A regulamentação do selo será detalhada em decreto municipal, que está sendo elaborado pela SEMADES com participação de entidades representativas da agricultura familiar e outros setores da administração pública. O decreto definirá os critérios técnicos, a documentação exigida e os trâmites para solicitação, análise e emissão da certificação.

A SEMADES será responsável por todo o processo de gestão do selo, desde o recebimento e análise dos pedidos até a emissão e renovação da certificação.

Últimas Notícias

Mais notícias

Polícia investiga morte de jovem em acidente na MS-164

A Polícia Civil investiga a morte de Arlan Jackson Schwingel Gonçalves (21) ocorrida no domingo (14) na rodovia MS-164, em Ponta Porã. Horas antes...

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

om reforço de investimentos nas ações de combate as endemias nos municípios de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado fortalece o trabalho...

Projeto em escola rural impulsiona inovação e permanência no campo em MS

Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, a Escola Estadual Nova Itamarati, em Ponta Porã, desenvolve um projeto que alia educação, tecnologia...

Verão 2025/2026 deve ter chuvas irregulares e calor acima da média em MS

A previsão climática para o verão 2025/2026 em Mato Grosso do Sul indica chuvas irregulares e temperaturas ligeiramente acima da média histórica. O estudo...