segunda-feira, 14/07/2025

Camapuã receberá aproximadamente R$ 14 milhões em investimentos através do programa MS ativo municipalismo.

O município de Camapuã segue avançando com importantes obras e investimentos garantidos por meio da segunda etapa do Programa MS Ativo Municipalismo, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Nesta fase, aproximadamente R$ 14 milhões serão destinados à infraestrutura urbana, com foco em asfaltamento e drenagem nos bairros Pedro Marcolino, Vila São Bento, Vila Industrial lote II e Vista Alegre.

O programa estadual reforça a parceria entre os municípios e o Governo do Estado, fortalecendo o diálogo direto com as cidades para garantir ações mais assertivas, conforme destacou o governador Eduardo Riedel. A proposta é direcionar os recursos com base nas necessidades reais de cada localidade, considerando o que já foi executado e o que ainda está em planejamento.

Além das obras de pavimentação, Camapuã vem sendo contemplada com investimentos estratégicos em diversas áreas. Na educação, foi entregue a construção de um novo bloco na Escola Estadual Joaquim Malaquias da Silva, no distrito de Pontinha do Cocho, além da reforma parcial da Escola Estadual Miguel Sutil. Na Pontinha do Cocho, 12 lotes urbanizados foram concluídos no loteamento residencial Bela Vista, promovendo melhorias significativas no setor habitacional.

No saneamento básico, o município recebeu uma nova Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para 20 litros por segundo e duas estações elevatórias (Lote 1). O Lote 2-B ampliou a cobertura com a implantação de mais três elevatórias, mais de 9 km de rede coletora e 606 ligações domiciliares, além de ações de mobilização social para conscientização da população.

No sistema de abastecimento de água, foram realizados investimentos importantes, como a construção do novo escritório de atendimento, instalação de caixa com válvula redutora de pressão, implantação de by-pass e a recuperação do reservatório RAP001, com capacidade de 360 mil litros.

As melhorias não param por aí. Estão previstas a pavimentação da Vila Industrial, a complementação da Estação de Tratamento de Esgoto, mais quatro novas elevatórias, 2,3 km de rede coletora e 94 ligações domiciliares. O município também se prepara para a universalização do sistema de esgotamento sanitário por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Está em andamento ainda o processo licitatório para a perfuração de um novo poço tubular e a futura construção da Policlínica Municipal, que irá ampliar a capacidade de atendimento em saúde.

Camapuã se destaca como um dos municípios que mais avançam no interior sul-mato-grossense, resultado de uma gestão comprometida e de uma política estadual voltada para o fortalecimento das cidades.

A reunião que foi realizada na Governadoria contou com a presença de autoridades estaduais e federais, entre elas a senadora Tereza Cristina, os deputados federais Beto Pereira,Luiz Ovando e Geraldo Resende, os deputados estaduais Mara Caseiro, Jamilson Name, Junior Mochi, Londres Machado, Márcio Fernandes, Rinaldo Modesto e Paulo Corrêa, além do vice-governador Barbosinha, dos secretários estaduais Eduardo Rocha (Casa Civil) e Guilherme Alcântara (Seilog), sete vereadores de Camapuã e todos os secretários municipais de Camapuã além do Prefeito Manoel Nery e vice-prefeito Aloizio Targino.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Vereador Dr. Jamal tem mais uma solicitação atendida.

Reafirmando o compromisso com a segurança e o bem-estar da população, o Vereador Dr. Jamal Salem teve atendida a solicitação para a instalação de...

Petróleo brasileiro pode driblar tarifas de Trump com novos mercados

A possível inclusão do petróleo nas novas tarifas de 50% impostas pelos EUA às exportações brasileiras a partir de agosto gera incertezas, mas especialistas...

MPMS fiscaliza atuação do Conselho Tutelar em Figueirão

A 2ª Promotoria de Justiça de Camapuã instaurou procedimento administrativo para acompanhar e apurar a atuação do Conselho Tutelar de Figueirão. A medida visa...

Diplomacia exige responsabilidade, não revanchismo

O Brasil precisa manter sua posição no mundo com equilíbrio, firmeza e inteligência. Infelizmente, a atual gestão, liderada por Lula, tem transformado a política...